ADAFI Gabinete da Reitoria visita Jaguarão

Ontem, no município de Jaguarão (RS), a ADAFI participou da conversa proposta pelo NEABI Mocinha, trazendo a discussão sobre os casos de racismo denunciados no campus e propondo encaminhamentos.

Imagens acima: ACS Unipampa.

A plenária contou com a presença do reitor, dr. Roberlaine Ribeiro Jorge, pró-reitores e representantes de todas as categorias da comunidade acadêmica, docentes, discentes e técnicos administrativos.

A prof.ª dr.ª Marta Messias (coordenadora de Ações Afirmativas do Gabinete da Reitoria) e Guilherme Acosta (assistente em Administração) representaram a ADAFI. Ela reafirmou o combate à impunidade, citando a Resolução Nº254 (de dois mil e dezenove, que instituiu a Política de Promoção da Cultura de Paz na Universidade Federal do Pampa) e a Comissão Especial de Elaboração da Política Institucional de Prevenção, Conscientização e Responsabilização (Coprevi), que atualmente trabalha em um código de ética abrangente, normatizando sanções, discriminando tipos de violência e possibilitando os encaminhamentos adequados.

Uma importante discussão foi sobre a recente denúncia de racismo da estudante da Unipampa em Jaguarão. Situações do mesmo caráter já ocorreram em outros campi. Também já houve denúncias de homofobia e assédio sexual, caracterizando um quadro de conflito interno no campus no qual intervir. Uma comissão trata do relato em sigilo. No âmbito institucional, há um longo processo de mudança pela frente, incluindo estratégias que tornem as questões humanitárias parte da postura de acolhida, em prol da permanência de estudantes.

Depois, às cinco da tarde, foi o momento da visita a “Exposição Itinerante Rainhas Negras do Clube Vinte e Quatro de Agosto”, abertura para a roda de conversa “Vidas de Mulheres Negras Importam: Emancipação, Saberes e Protagonismo”, na Galeria Intercultural Magliani. Prestigiaram o evento e compartilharam parte de suas histórias as soberanas Marlete Barbosa, do Clube Vinte e Quatro de Agosto e Rosa Maria, do Clube Suburbanos, contando com um número significativo de mulheres negras jaguarenses presentes. A organização foi da prof.ª dr.ª Giane Vargas, do NEABI Mocinha.

 

Imagens abaixo: profª Marta Iris Camargo Messias, coordenadora de Ações Afirmativas.

Imagem abaixo: ACS Unipampa.

 

Leia também https://eventos.unipampa.edu.br/forumneabis/2022/07/29/roda-de-conversa-25-de-julhodia-internacional-da-mulher-negra-latino-americano-e-caribenha-e-dia-nacional-da-tereza-de-benguela

* * *

Campus Jaguarão
NEABI Mocinha

Profª. Giane Vargas Escobar
Prof. Walker Douglas Pincerati

https://sites.unipampa.edu.br/neabimocinha
https://instagram.com/neabimocinha
https://facebook.com/neabi.mocinha
https://eventos.unipampa.edu.br/forumneabis/neabijaguarao