GNAP | Applied Neuromechanics Group, Brasil | Website of the Applied Neuromechanics Group, Fed Univ Pampa, Brazil

Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada Realiza Evento em Comemoração ao Dia Nacional da Biomecânica

No último dia 4 de abril, o Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP) da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, promoveu um evento especial em celebração ao Dia Nacional da Biomecânica (DNB). O DNB é um evento anual realizado globalmente, com o propósito de disseminar os conhecimentos da biomecânica para a comunidade em geral e estudantes do ensino médio. O GNAP tem sido uma presença constante no DNB, desde 2017, sempre contribuindo para a divulgação e promoção da biomecânica. Para tornar o evento possível, o grupo recebeu financiamento da The Biomechanics Initiative para cobrir as despesas e a produção de materiais de divulgação, tanto neste ano quanto em edições anteriores. A comissão organizadora do evento foi composta por cinco alunas de pós-graduação, três delas em nível de mestrado e duas de doutorado, juntamente com os renomados professores Dr. Felipe Carpes e Dr. Marcos Kunzler. O financiamento da The Biomechanics Initiative foi concedito a estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas Inaê de Oliveira Marcelo.

A ação do GNAP ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio Uruguaiana, uma instituição pública do município de Uruguaiana (RS). Durante aproximadamente 3 horas, os estudantes do ensino médio foram conduzidos por uma série de atividades dinâmicas relacionadas à biomecânica. Divididos em três estações, cada uma supervisionada por um estudante de pós-graduação e com o auxílio alunos de iniciação científica da UNIPAMPA, os participantes puderam explorar conceitos como cinemática linear, força e impacto, bem como a medição do centro de pressão e sua importância na estabilidade corporal. Ao final das atividades nas estações, os alunos participaram de um jogo de perguntas e respostas para testar seu aprendizado, com direito a prêmios para os vencedores, incluindo kits promocionais do Dia Nacional da Biomecânica, contendo pastas personalizadas, camisetas e outros brindes da UNIPAMPA. Além disso, foram distribuídos materiais informativos sobre a universidade, destacando as oportunidades de ensino superior gratuito.

Cerca de 60 alunos do terceiro ano do ensino médio participaram do evento, e no final da atividade, foram convidados a responder a um questionário sobre a experiência. Aqueles que se destacaram receberam um convite para uma entrevista visando a obtenção de uma bolsa de iniciação científica júnior do CNPq no Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada. Até o momento, quatro alunos manifestaram interesse em receber a bolsa e estão agendando suas entrevistas nos próximos dias.

 

BESTT (BUSINESS ENTREPRENEURSHIP FOR SPORTS TECHNOLOGY TRANSFER) – chega ao fim um dos projetos mais instigantes que o GNAP já participou!

No último dia 20 de novembro, concluiu-se o programa BESTT com a sessão de encerramento e entrega de prêmios às equipes vencedoras. As três candidaturas finalistas apresentaram os seus projetos e, no final da sessão, o diretor da UVemprén (Unitat d’Emprenedoria da Universitat de Valencia),  Rafael García, atribuiu os prêmios às equipes vencedoras. Durante o evento, contou-se com a palestra “Desenvolvimento de produtos: busca por financiamento e passos iniciais” do professor Victor Cossich, pesquisador que realiza atualmente seu pós-doutorado na University of Calgary (Canadá).

A primeira edição do programa BESTT ocorreu no âmbito do Programa Internacional de Inovação Educacional em Empreendedorismo Universitário “UVemprén Aprèn”, com o patrocínio de Santander Universidades. O seu objetivo foi estimular o empreendedorismo e a inovação através do trabalho em grupos interdisciplinares e internacionais para criar um produto tecnológico com aplicação nas ciências do desporto e áreas afins. A participação da UNIPAMPA se deu pelo Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada e por conta da longa colaboração, que completa em 2013 os 10 anos de existência, entre os grupos coordenados pelo Prof. Felipe Pivetta Carpes (UNIPAMPA) e Prof. Jose Ignacio Priego-Quesada (UV). O projeto foi desenvolvido também com a participação da Technische Universität Chemnitz, da Alemanha, com a parceria junto ao grupo de pesquisa em Controle Motor, Neurofisiologia e Cognition coordenador pela Profa. Andresa Germano.

Todo o corpo discente participante, após receber formação específica e transversal, trabalhou em equipe de forma multicêntrica para desenvolver uma ideia de negócio inovadora centrada num serviço de avaliação desportiva. Além disso, ao longo das 7 semanas de trabalho, receberam formações sobre empreendedorismo, criação de empresas, design de infografias e comunicação oral.

Foram formadas 8 equipes com membros das três universidades participantes, cada uma supervisionada por 2 membros das instituições em colaboração: Prof. José Ignacio Priego da Universitat de València (Espanha), Prof. Felipe Carpes da Universidade Federal do Pampa (Brasil) e Profa. Andresa Germano da Technische Universität Chemnitz (Alemanha).

As 8 equipes apresentaram projetos de elevado nível, e 3 delas foram finalistas, tendo que apresentar os seus projetos na cerimônia de encerramento. As equipes participantes no programa BESTT foram:

  • Perform Perfect
  • Impactwatchers
  • The Bracelets
  • Duwoman
  • HealthMasters
  • Health providers
  • Kids Kinetherm Analytics
  • The Unstoppables

Estudantes das seguintes graduações participaram: Bacharelado em Fisioterapia, Bacharelado em Ciências da Atividade Física e do Esporte, Duplo Bacharelado em Farmácia, Nutrição e Dietética, Mestrado em Ciências da Atividade Física e do Esporte, Mestrado em Ciências Fisiológica, e Mestrado em Prevenção, Reabilitação e Fitness Esportivo.

Finalmente, a equipe vencedora da 1ª edição do programa BESTT foi “Impactwatchers“, apresentada por Hänel Syraja (Alemanha), Julio D’Pascuale (Alemanha), Andrio Gerard (Brasil) e Juan Pastor (Espanha), com um prêmio de 1.500 euros. As equipes finalistas que receberão um prêmio reconhecimento de 700 euros foram “Health providers“, apresentada por Luiza Freiberg (Brasil), Thaline Mello (Brasil), Anna Gradoli Antich (Espanha) e Julio Cibrian Ruiz (Espanha), e “Perform Perfect“, apresentada por Lukas Verderber (Alemanha), Marieli Paz (Brasil), Ana Lamberty de Morais (Brasil) e Ana Covadonga (Espanha).

Além disso, todos os alunos que participaram das formações e apresentaram o projeto também receberão a certificação e conclusão do projeto, e um voucher 50 euros para a loja da Universidade de Valência.

Para além da experiência de interação com grupos internacionais, a participação dos alunos da UNIPAMPA no projeto representa um importante marco para o desenvolvimento profissional e formação, já que esse tipo de projeto era inédito até então na UNIPAMPA Campus Uruguaiana.

Esperamos que a vivência adquirida reflita na percepção destes alunos frente ao potencial que cada um tem para se desenvolver e atuar de maneira a causar impactos positivos significantes na nossa sociedade!

Felipe Pivetta Carpes

Jose Ignacio Priego-Quesada

Andresa Germano.

 

Aquele frio nos pés pode significar um risco para idosos!

E se alguém lhe dissesse que ter os pés aquecidos, além de confortável, pode também ser bom para a propriocepção?

O Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) vem dedicando esforços para investigar uma estratégia de intervenção de baixo custo que possa ajudar a melhorar o controle postural de idosos. Controle postural é um termo genérico que descreve os mecanismos que humanos usam no dia a dia para manter posturas estáveis, como a postura em pé, tão importante para diversas atividades do dia a dia. Isso envolve uma série de mecanismos fisiológicos para ser mantida com o mínimo esforço neuromuscular e a máxima eficiência mecânica. Esse tema é relevante porque déficits de controle postural são preditores de quedas em idosos. As quedas são um problema de saúde pública, e para idosos, um dos principais fatores causando dependência. Um dos fatores de risco para esses idosos é a perda de sensibilidade tátil nos pés. Nos estudos mais recentes desenvolvidos pelo GNAP, que contam com a colaboração da Chemnitz University of Technology, da Alemanha, os cientistas investigam se manipular a temperatura dos pés para causar aquecimento pode ser um fator relevante para uma intervenção que melhore aspectos da propriocepção, refletindo quem sabe em melhor controle postural, além do conforto.

O processo de envelhecimento se associa à diminuição da sensibilidade da pele nos pés e uma redução na capacidade de controle postural. Com isso, mesmo pequenas oscilações corporais na postura em pé e que causam demandas de produção de força não conseguem ser cumpridas. A elevação da temperatura nos pés pode beneficiar a sensibilidade da pele e os componentes de propriocepção que também contribuem para o controle da estabilidade em adultos mais jovens. Isso foi demonstrado em um dos estudos publicados pelo grupo algum tempo atrás em um artigo científico publicado na revista The Foot (acesse o artigo aqui) em que o controle postural de jovens que tiveram os pés aquecidos melhorou. Contudo, permanece incerto se esses mesmos efeitos se aplicam a pessoas mais velhas. Em outra recente publicação do grupo de pesquisa, o objetivo foi investigar se o aquecimento dos pés poderia aprimorar o equilíbrio em adultos mais velhos, seguindo observações previamente feitas em adultos mais jovens. Esse artigo foi publicado na revista científica Gait and Posture, uma das principais revistas científicas da área. O artigo pode ser acessado neste link.

O estudo utilizou dois métodos para aquecer os pés de 18 idosos (14 mulheres e 4 homens). O primeiro método consistiu em aquecer a parte inferior dos pés (planta), enquanto o segundo aqueceu toda a área do pé e tornozelo (planta, dorso e tornozelo) usando radiação infravermelha. A radiação infravermelho é um método seguro para promover o aquecimento dos tecidos. Antes e depois do aquecimento, a sensibilidade da pele dos pés foi avaliada por meio de testes de estimulação tátil, juntamente com a medição do deslocamento do centro de pressão (CoP), que permite estimar a oscilação corporal. enquanto os participantes ficavam na postura em pé por 30 segundos, com os olhos abertos e depois fechados.

Estes estudos envolveram coletas dados feitas em 2019, antes da pandemia de COVID-19, e fazem parte de um projeto amplo, com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), com bolsas para estudantes, e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES) e Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), que fomentou intercâmbios entre o Brasil e Alemanha.

A sensibilidade plantar foi avaliada empregando um teste c línico bastante empregado na prática profissional de fisioterapeutas e demais profissionais atuando na geriatria, em que a sensibilidade tátil é avaliada com o uso de monofilamentos de nylon com diferentes resistências.

As medidas para avaliação do controle postural foram feitas com uma plataforma de força que mede as forças aplicadas ao solo enquanto a postura é mantida.

Todos os dados foram submetidos a análises estatísticas.

Como discutido no artigo publicado, ambos os métodos de aquecimento dos pés aumentaram a temperatura da pele em aproximadamente 6 ºC. Esse aquecimento está de acordo com as normas técnicas de conforto e segurança propostas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. O aquecimento de toda a área do pé e do tornozelo resultou em efeitos maiores, com aumento na sensibilidade tátil em várias regiões do pé, gerando um efeito positivo em aspectos da propriocepção. A melhora na propriocepção refletiu melhor sensibilidade tátil. Essa melhor sensibilidade tem implicações diversas, como por exemplo, a capacidade dos idosos perceberem desconfortos, pontos de maior pressão nos pés, e até mesmo perceber lesões cutâneas que muitas vezes repercutem em dores e desconfortos ao usar calçados, por exemplo.

Os efeitos do aquecimento dos pés sobre as medidas de controle postural foram um pouco inconclusivas. Isso instigou os cientistas a preparar um novo experimento com o objetivo de investigar se idosos com déficits de controle postural podem se beneficar mais, assim como se essa melhora na propriocepção também pode reduzir níveis de dor sentidas nos pés. Por hora, os cientistas podem afirmar que o protocolo proposto melhora a sensiblidade tátil dos pés, o que por sí só já reflete muitos benefícios para idosos.

Para a realização do estudo, os cientistas utilizaram os seguintes equipamentos no Laboratório de Neuromecânica da UNIPAMPA:

  1. Lâmpadas de Radiação Infravermelha: Para aquecer a região estudada, foram empregadas lâmpadas de radiação infravermelha, que permitem manipular o aumento da temperatura de acordo com o desejado.
  2. Monofilamentos: Estes pequenos dispositivos de nylon foram utilizados para realizar estímulos táteis na pele dos participantes. Ao tocar a pele, eles geram estímulos táteis que são percebidos pelas pessoas, desempenhando um papel fundamental nos testes sensoriais realizados.
  3. Câmera Termográfica: Uma câmera termográfica foi empregada para medir as mudanças na temperatura da pele região em análise. Esse dispositivo permitiu uma avaliação precisa do aumento de temperatura decorrente da aplicação das lâmpadas de radiação infravermelha.
  4. Plataforma de Força: Para avaliar o controle postural, foi utilizada uma plataforma de força posicionada no nível do solo. Esta plataforma possibilitou a mensuração precisa do centro de pressão do corpo dos participantes enquanto eles permaneciam em pé.

Texto preparado e editado por:

  • João Vitor Barbat Barros – estudante de ensino médio no IFRS Uruguaiana e bolsista CNPq de Ensino Médio junto ao GNAP UNIPAMPA
  • Mathias Sosa Machado – Fisioterapeuta graduado pela UNIPAMPA e mestrando em ciências fisiológicas na mesma instituição.
  • Felipe P Carpes – Professor Associado na UNIPAMPA, Doutor em Ciências do Movimento Humano.

Participação no 3º Congresso da Sociedade Sul-Africana de Biomecânica destaca o papel da UNIPAMPA no desenvolvimento da biomecânica

A Universidade Federal do Pampa e o Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada do Campus Uruguaiana têm desempenhado um papel cada vez mais significativo no desenvolvimento da biomecânica em diversas regiões do mundo, especialmente em áreas onde a formação e a qualificação de recursos humanos são limitadas. Este papel tem sido consolidado nos últimos quase 10 anos, período em que o professor da UNIPAMPA Campus Uruguaiana, Felipe P Carpes, desempenhou funções de liderança na International Society of Biomechanics, sociedade na qual o professor foi recentemente eleito presidente.

No período de 11 a 14 de setembro de 2023, o professor Carpes visitou a Universidade Nelson Mandela, em Porto Elizabeth, na África do Sul, a convite da Sociedade Sul-Africana de Biomecânica. Durante a visita, o professor proferiu a palestra de abertura do 3º congresso da Sociedade Sul-Africana de Biomecânica, participou de um workshop sobre avaliação biomecânica do movimento humano e atuou como conselheiro na assembleia geral da sociedade. Essa sociedade trabalha para fortalecer a colaboração entre diferentes centros de estudos na África do Sul e reforçar a sociedade nacional. O professor Carpes foi convidado para o evento devido ao seu histórico de forte interação internacional, experiência reconhecida na gestão de pesquisa científica e tecnológica, bem como seu papel de liderança no Brasil, América do Sul e agora na comunidade internacional.

Segundo o relato do professor, “a África do Sul está passando por um processo muito semelhante ao que o Brasil enfrentou algumas décadas atrás, onde existe uma infraestrutura inicial para pesquisa e desenvolvimento em biomecânica, mas o acesso ao ensino superior ainda é muito elitizado e pouco inclusivo, criando um ambiente com pouca diversidade, o que reconhecidamente prejudica o desempenho acadêmico”. Durante sua estadia na África do Sul, o professor teve a oportunidade de conversar com diferentes profissionais e estudantes, orientando, prestando mentoria e auxiliando grupos a estabelecer metas para o crescimento. Em sua palestra de abertura, o professor abordou o tema da gestão de sociedades científicas e como o crescimento dessas sociedades localmente pode destacar seus membros globalmente.

“O fato de sabermos que muito do que realizamos no passado e planejamos para o futuro da UNIPAMPA pode também servir como plano de fundo e exemplo para outros países que enfrentam dificuldades semelhantes às nossas é, de certa forma, uma motivação para continuar buscando o crescimento e, com isso, incentivar o desenvolvimento de outros grupos e indivíduos”, afirmou o professor.

Este é mais um exemplo de como a UNIPAMPA possui em seu corpo docente o potencial de fomentar lideranças não apenas locais, mas também globais, e reforça a importância de ter professores da UNIPAMPA interagindo com instituições de outros países.

Em 2023, o professor Felipe P Carpes completou 14 anos de atuação na UNIPAMPA, colaborando efetivamente com pesquisadores de mais de 10 países e frequentemente sendo convidado a atuar como professor visitante em instituições no exterior, além de receber estudantes de outros países na UNIPAMPA. Enquanto o professor estava em missão na África do Sul, chegaram ao Campus Uruguaiana 4 estudantes de pós-graduação da Universidade Tecnológica de Chemnitz, na Alemanha, para um mês de atividades junto ao Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada.

Para obter mais informações sobre as atividades mencionadas neste comunicado, visite o site do GNAP UNIPAMPA e também as redes sociais @felipecarpes e @gnap_unipampa. Abaixo, estão algumas fotos das atividades na Universidade Nelson Mandela.

 

PALESTRA :: Estratégias de avaliação da ativação e inibição muscular, com Prof. Dr. Fernando Diefenthaeler

No dia 21 de setembro de 2023 a partir das 18:00h o Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada da Universidade Federal do Pampa, promove uma palestra com o prof. Dr. Fernando Diefenthaeler. O professor falará sobre estratégias para avaliar e analisar a ativação e a inibição muscular.

O evento é gratuito de ocorrerá no formato híbrido.

Saiba mais clicando aqui.

As inscrições começam no dia 05 de Setembro e encerram no dia 15 de Setembro.

 

 

GNAP participa do XXIX Congress of the International Society of Biomechanics e prof. Felipe Carpes é nomeado presidente eleito da International Society of Biomechanics

O XXIX Congresso da International Society of Biomechanics aconteceu em Fukuoka (Japão) entre os dias 30 de Julho e 03 de Agosto de 2023. O principal congresso da área ocorre a cada dois anos, e neste ano de 2023 coincidiu também com o aniversário de 50 anos da International Society of Biomechanics.

A UNIPAMPA esteve representada no evento pelo prof. Felipe P Carpes.  O professor esteve ativamente envolvido na apresentação de trabalhos desenvolvidos na Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, nas temáticas de predição de fatores de risco para lesão de joelho no esporte e desenvolvimento de tecnologias markerlesss para captura 3D de movimentos. A apresentação dos resultados destes projetos, que tem fomento CNPq e FAPERGS, não apenas refletiu avanços significativos na área, mas também demonstrou a dedicação do Grupo de Pesquisa em Neuromecânica da UNIPAMPA à exploração de soluções inovadoras para desafios biomecânicos complexos.  Além de suas contribuições como pesquisador, o professor Carpes teve papel fundamental na coordenação de sessões temáticas durante o congresso.

O evento também foi um importante marco na história do desenvolvimento da biomecânica na américa latina. Como sempre acontece, o congresso também recebeu o conselho executivo da International Society of Biomechanics, que em sua reunião anual discutiu temas de relevância para o avanço da área e nomeou novos diretores. Com as eleições realizadas em 2023, a International Society of Biomechanics nomeou seus novos conselheiros, sendo que o professor Felipe P Carpes, após uma trajetória de quase uma década de atuação no conselho executivo, foi eleito como o presidente da sociedade, uma honra e responsabilidade de magnitude notável. Isto porque o professor da UNIPAMPA  é o primeiro latino americano a ocupar a posição de presidente eleito na International Society of Biomechanics. Com isso, o professor começa agora um ciclo de 6 anos na liderança da sociedade, com diversos papeis de tomada de decisão e representação da área em todo o mundo.

A nomeação do professor Felipe P Carpes como presidente da International Society of Biomechanics também carrega o prestígio da Universidade Federal do Pampa, sua instituição de afiliação. Esse marco não apenas representa um feito notável para a comunidade de biomecânica do Brasil, mas também posiciona o país como um protagonista influente no cenário internacional da pesquisa biomecânica.

 

ISB Congress Fukuoka 2023. O evento contou com mais de 1500 participantes de diferentes locais do mundo.

.

Prof. Felipe (terceiro da esquerda para a direita) junto com outros dirigentes da Sociedade Internacional de Biomecânica.

.

Momento da nomeação do prof. Felipe Carpes como presidente eleito da International Society of Biomechanics.

.

Apresentação de trabalhos realizados na UNIPAMPA Campus Uruguaiana, junto ao Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada e Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas.

.

Apresentação de trabalhos realizados na UNIPAMPA Campus Uruguaiana, junto ao Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada e Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas.

.

GNAP e GIBD realizam pesquisa em parceria com a Escuela Central de Educación Física de Toledo, do Exército da Espanha

Entre os dias 7 e 11 de maio de 2023, os estudantes de doutorado em ciências fisiológicas Andressa Lemes Lemos e Willian da Silva e o bolsista de pós-doutorado Álvaro Sosa Machado da UNIPAMPA estiveram na cidade de Toledo (Espanha) realizando coletas em parceria com o Grupo de Investigación en Biomecánica Deportiva (GIBD) da Universidade de Valência sob coordenação do professor Jose Ignacio Priego-Quesada e a Escuela Central de Educación Física de Toledo, representada pelo comandante Juan Godoy.

A parceria entre GNAP e GIBD completa uma década neste ano, e envolve colaboração remota e períodos de investigação com intercâmbio de estudantes em ambos os grupos de pesquisa. Nesse sentido, esse projeto é parte do plano de trabalho para o intercâmbio de seis meses de estudantes da UNIPAMPA na UV, com bolsas de pesquisa do CNPq.

O objetivo desse projeto é investigar como circuitos de treinamento militar (combinados ou não com protocolos de indução de dano muscular) afetam variáveis biomecânicas e fisiológicas que descrevem o desempenho muscular, assunto que interessa tanto ao planejamento da rotina militar, quanto ao entendimento dos mecanismos de fadiga por parte dos pesquisadores envolvidos. Foram realizadas 124 medições a participantes militares ao longo de quatro dias, sendo o protocolo militar realizado em campo de treinamento e as avaliações biomecânicas realizadas nas instalações da Escuela Central de Educación Física. As coletas envolveram avaliações de desempenho no salto, medidas de termografia da pele, avaliação de dor muscular, medições da saturação de oxigênio a nível muscular e marcadores sanguíneos da fadiga.

Os pesquisadores seguem trabalhando para que em seguida a fase de apresentação de resultados seja completada. Ao longo dos últimos anos o grupo brasileiro e o grupo espanhol tem assumido papel de destaque em pesquisas relacionadas ao dano muscular resultante do esforço físico.

Fotos:

1. Fachada da Escuela Central de Educación Física


2. Detalhe da Fachada


3. Ajustando os detalhes do protocolo


4. Stand para medidas de lactato e glicose no sangue.


5. Ambiente de coleta de dados biomecânicos


6. Cidade de Toledo

7. Vídeo com parte do circuito militar (autorizado)

GNAP participa do CBB e recebe prêmio por pesquisa de iniciação científica

Entre os dias 18 e 22 de Abril de 2023 o Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP) da Universidade Federal do Pampa participou do XX Congresso Brasileiro de Biomecânica. O evento foi organizado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), no campus de Bauru (SP). O congresso, que é o evento oficial da Sociedade Brasileira de Biomecânica, voltou ao formato presencial e reuniu pesquisadores do Brasil e do exterior para discutir o avanço e o impacto da pesquisa em biomecânica nas diferentes áreas do conhecimento.

O GNAP participa do evento desde 2011. Nesta edição, teve grande participação, com estudantes de graduação e pós-graduação apresentando seus trabalhos nas sessões de temas livres e posteres (confira abaixo a lista completa de títulos e autores).

Nas sessões de temas livres, 3 estudantes do GNAP apresentaram trabalhos. A bolsista FAPERGS de iniciação científica Marieli Miranda Paz recebeu o Prêmio Walter Herzog de Iniciação Científica em Biomecânica pelo seu trabalho intitulado “Efeito do aquecimento dos pés sobre a distribuição da pressão plantar em jovens adultos“. O trabalho faz parte do seu projeto de trabalho de conclusão de curso em Fisioterapia na Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana.

Na imagem acima, fotos da apresentação da estudante Marieli Paz e do recebimento do prêmio.

Ainda nas sessões orais, a estudante de mestrado do Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, Inaê de Oliveira Marcelo, apresentou resultados de parte de seu estudo de mestrado, com o título “Use of clinical tests to predict biomechanical outcomes of drop jump tasks in futsal athletes“. Já a estudante Eduarda Santos Tulius, bolsista de iniciação científica CNPq e estudante de fisioterapia, também apresentou resultados do seu trabalho de conclusão de curso, com o estudo intitulado “Associação entre a rigidez articular de tornozelo e o tempo de estabilização na aterrissagem em atletas de futsal“. O estudo de Eduarda também havia sido indicado para o Prêmio Walter Herzog de Iniciação Científica em Biomecânica.

Na imagem acima, fotos da apresentação da mestranda Inaê de Oliveira Marcelo.

Na imagem acima, fotos da apresentação da estudante Eduarda Santos Tulius.

O evento contou também com sessões de pôsteres, que criaram um ambiente de muito debate e discussão entre os participantes, nos quais a Universidade Federal do Pampa esteve representada pelo GNAP. Todos os estudantes que viajaram até Bauru para participar do evento apresentaram resultados de seus trabalhos. Após dias de intensa interação científica, o grupo retorna com a certeza de que cada quilômetro viajado valeu a pena, e a experiência renderá vários frutos para atividades futuras do grupo.

Na imagem acima, estudante de iniciação científica Vitória Ferreira e mestranda Inaê Marcelo nas sessões de pôsteres. 

Na imagem acima, o mestrando Jean Carvalho e a estudante de iniciação científica Marieli Paz nas sessões de pôsteres.

Na imagem acima, a estudante de iniciação científica Maria Eduarda Pereira e o mestrando Frederico Brasil nas sessões de pôsteres.

Na imagem acima, a mestranda Milena Aguiar e o mestrando Victor da Costa nas sessões de pôsteres.

Também fez parte da programação do evento uma palestra ministrada pelo prof. Felipe P Carpes. O professor falou sobre o uso de tecnologias markerless (do ingês, sem marcadores) para capturas de movimento. Esse tipo de tecnologia emprega algoritmos de reconhecimento de padrões e imagens para realizar a captura de movimentos e reconstrução 3D para cálculos da cinemática do movimento. Nesta palestra, o professor aproveitou para mostrar resultados de pesquisas de inovação tecnológica para captura tridimensional de movimentos sem marcadores que o GNAP realiza em cooperação com pesquisadores do Instituto de Traumatologia do Rio de Janeiro.

Na imagem acima, o Prof. Felipe P Carpes em sua palestra no evento.

A partipação do GNAP no XX Congresso Brasileiro de Biomecânica foi mais uma oportunidade de reforçar o papel da pesquisa científica desenvolvida na Universidade Federal do Pampa para o desenvolvimento científico do Brasil. Foi também uma oportunidade para estudantes de diferentes níveis conhecerem seus pares acadêmicos, ouvir palestras de professores e professoras do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Itália e Holanda, e interagir com congressistas de diferentes estados do Brasil e também países da américa latina.

Na imagem acima, fotos dos integrantes do GNAP e colaboradores durante o evento.

O GNAP, por meio de seus líderes, o prof. Dr. Felipe P Carpes (doutor em ciências do movimento humano) e técnico desportivo Dr. Marcos Roberto Kunzler (doutor em ciências fisiológicas) agradecem o empenho e dedicação do estudantes na preparação dos trabalhos e posterior apresentação no evento, assim como às agências de fomento CAPES, CNPq e FAPERGS, assim como a The Biomechanics Initiative e Sociedade Brasileira de Biomecânica, pelo apoio prestado de diferentes formas para a participação no evento.

Na imagem acima, Marcos R Kunzler e Felipe P Carpes, líderes do GNAP na UNIPAMPA.

Lista de trabalhos desenvolvidos na Universidade Federal do Pampa e que foram apresentados no XX Congresso Brasileiro de Biomecânica.

Título Autores
Efeitos tardios de correr uma meia-maratona na cinemática da aterrissagem na corrida Jean da Silva Carvalho, Conrado Laett, Karine Josibel Velasques Stoelben, Marcos Kunzler, Felipe P Carpes
Associação entre mobilidade de tornozelo e pico da força de reação do solo de um salto unipodal Vitória de Pereira Ferreira,
Inaê de Oliveira Marcelo, Eduarda Santos Tulius, Karine Josibel Velasques Stoelben,
Felipe P Carpes
Assimetrias nas características temporais de corredores pré e pós corrida prolongada Frederico Deponti Brasil, Jean Carvalho, Andressa Lemes Lemos, Gabrielly Dalcanale Martins, Conrado Laett,
Felipe P Carpes
Análise das percepções de assimetrias e forças de impacto na aterrissagem de saltos Victor Luzardo da Costa, Bruna Mendes Carvalho, Andressa Lemes Lemos, Marcos Kunzler, Felipe P Carpes
Diferentes protocolos de aquecimento pré-exercício influenciam medidas de simetria e impacto de membros inferiores em tarefas de salto? Victor Luzardo da Costa, Andressa Lemes Lemos, Marcos Kunzler, Felipe P Carpes
Associação entre a rigidez articular de tornozelo e o tempo de estabilização na aterrissagem em atletas de futsal Eduarda Santos Tulius, Inaê de Oliveira Marcelo, Vitória de Pereira Ferreira, André Gustavo Pereira de Andrade, Felipe P Carpes
Joelho apresenta maior demanda cinética no plano frontal que o quadril e o tornozelo durante mudança de direção Inaê de Oliveira Marcelo, Gabrielly Dalcanale Martins, Karine Josibel Velasques Stoelben, Felipe P Carpes
A mobilidade do tornozelo é associada com o desempenho de agilidade em atletas de futsal? Eduarda Santos Tulius, Inaê de Oliveira Marcelo, Vitória de Pereira Ferreira, Felipe P Carpes
Respostas sensoriais e de estabilidade após o aquecimento dos pés em idoso Marieli Miranda Paz, Mathias Sosa Machado, Álvaro Sosa Machado, Eliane Celina Guadagnin, Andresa Mara de Castro Germano, Felipe P Carpes
Efeito do aquecimento dos pés sobre a distribuição da pressão plantar em jovens adultos Marieli Miranda Paz, Mathias Sosa Machado, Milena Aguiar dos Santos, Álvaro Sosa Machado, Andresa Mara de Castro Germano, Felipe P Carpes
Use of clinical tests to predict biomechanical outcomes of drop jump tasks in futsal athletes Inaê de Oliveira Marcelo, Karine Josibel Velasques Stoelben, Eduarda Santos Tulius, Vitória de Pereira Ferreira, Felipe P Carpes
Efeito da intensidade do exercício sobre respostas termográficas e de dor muscular de início tardio Maria Eduarda Ferreira Pereira, Ana Carolina Lamberty de Morais, Álvaro Sosa Machado, Willian da Silva, Felipe P Carpes
O efeito da dor muscular de início tardio sobre o senso de posição articular em homens e mulheres Maria Eduarda Ferreira Pereira, Álvaro Sosa Machado, Willian da Silva, Ana Carolina Lamberti de Morais, Felipe P Carpes
Avaliação da capacidade de estabilização em aterrisagens de saltos em condição de dor muscular tardia Milena Aguiar dos Santos, Andressa Lemes Lemos, Mathias Sosa Machado, Marieli Miranda Paz, Laura de Oliveira Cruz Lazaro, Felipe P Carpes
Efeito da dor tardia no tríceps sural sobre o controle postural anteroposterior Milena Aguiar dos Santos, Andressa Lemes Lemos, Mathias Sosa Machado, Marieli Miranda Paz, Laura de Oliveira Cruz Lazaro, Felipe P Carpes

 

SALVE NA AGENDA!

Vem aí o Simpósio em Programação e Estatística Aplicadas às Ciências da Vida, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada da Universidade Federal do Pampa.

O debate sobre transparência e repetibilidade e qualidade de dados científicos é um desafio atual para cientistas. Para além do aspecto ético, existem barreiras de formação para que jovens cientistas possam atacar esse tema de maneira mais segura. E esse fator é um aspecto relevante para diferentes áreas do conhecimento. O uso de ferramentas de programação e análise de dados auxiliam no debate sobre transparência e repetibilidade e vem se tornando cada vez mais importantes tanto no ensino quanto na pesquisa. Contudo, há uma necessidade de qualificar a comunidade científica nestes temas. O Simpósio em Programação e Estatística Aplicadas às Ciências da Vida prevê uma forte interface entre o ambiente de programação e estatística nas ciências da vida, fomentando o debate pela imersão nessa temática, preparando estudantes e pesquisadores para melhor compreender e lidar com programação e estatística. Acreditamos que nosso evento irá contribuir com a popularização e difusão da ciência, da tecnologia e da inovação. O evento terá uma carga horária total de 20h distribuídas em três dias de atividades. Fique atento, logo logo teremos mais detalhes para compartilhar. Por enquanto, anota na agenda. De 28 a 30 de Junho, te esperamos.

Escola de Inverno GNAP 2022 reuniu professores e estudantes de diferentes instituições do Brasil e américa do sul

Entre os dias 26 e 29 de Julho de 2022 o Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP) organizou a terceira edição de sua escola de inverno, tendo como tema central o processamento de sinais biológicos.

Ao longo dos dias de estudo, os cerca de 60 participantes do evento no formato híbrido (com participantes presenciais no Laboratório de Neuromecânica e de maneira remota em uma sala do Zoom) tiveram contato com conceitos básicos relacionados com o processamento de sinais biológicos e puderam vivenciar o uso de ferramentas estatísticas para a análise de dados de séries temporais. Ao término da escola, os participantes receberam uma avaliação para realizar e então receber sua certificação.

Nesta terceira edição a escola recebeu estudantes de mais de 6 estados e 3 países da América do Sul. Todas as aulas foram ministradas em português.

O evento teve apoio financeiro da Sociedade Brasileira de Biomecânica e da Sociedade Brasileira de Fisiologia, e qualificou estudantes para compreensão de conceitos introdutórios em processamento de sinais biológicos com aplicação em estudos na área de neuromecânica e neurofisiologia do movimento humano.

Os conteúdos selecionados para essa edição foram desenvolvidos por dois professores convidados, sendo eles o Prof. André Gustavo Pereira de Andrade, da UFMG, e o Prof. Carlos De la Fuente, da Pontifícia Universidad Católica de Chile. Carlos é também doutorando no Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas na Universidade Federal do Pampa. Assim como aconteceu na primeira e segunda edições da escola, todas as aulas logo estarão disponíveis no canal do GNAP no Youtube, a NeuromechTV.

Prof. André de Andrade, na abertura da escola.

Parte dos participantes na aula presencial.

Prof. Carlos De la Fuente durante a aula.

Andamento da aula. O formato híbrido do evento garantiu a presença de uma maior número de participantes.

 

Membros do Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada ao final do evento.

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS E SUPLENTES GNAP 2022

O presente edital tem o objetivo selecionar estudantes de graduação interessados em receber bolsa para atuar em ações do GNAP UNIPAMPA no período de Agosto de 2022 a Dezembro de 2022 ou Janeiro de 2023, bem como ranquear suplentes para substituição de bolsas vagas para atuação no Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada.

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS E SUPLENTES GNAP 2022

Planilha de pontuação do currículo (Anexo 1)

III ESCOLA DE INVERNO GNAP 2022: INSCRIÇÕES CONFIRMADAS!

III ESCOLA DE INVERNO GNAP 2022: PROCESSAMENTO DE SINAIS BIOLÓGICOS

Nossa terceira escola de inverno de biomecânica tem o apoio da Sociedade Brasileira de Biomecânica e da Sociedade Brasileira de Fisiologia.

 

Confira aqui as inscrições confirmadas e o formato de participação!

Nas próximas semanas, entraremos em contato com as orientações detalhadas para participação no evento.

Em caso de dúvida ou desistência, avise imediatamente pelo e-mail gnap@unipampa.edu.br

 

III ESCOLA DE INVERNO GNAP 2022: PROCESSAMENTO DE SINAIS BIOLÓGICOS

III ESCOLA DE INVERNO GNAP 2022:

PROCESSAMENTO DE SINAIS BIOLÓGICOS

 

Nossa terceira escola de inverno de biomecânica tem o apoio da Sociedade Brasileira de Biomecânica e da Sociedade Brasileira de Fisiologia.

Sobre o evento: a escola de inverno do GNAP em 2022 tem como tema central o processamento de sinais biológicos. Ao longo dos dias de estudo, participantes terão contato com conceitos básicos relacionados com o processamento de sinais biológicos e poderão vivenciar o uso de ferramentas estatísticas para a análise de dados.

Objetivos: qualificar estudantes para compreensão de conceitos introdutórios em processamento de sinais biológicos com aplicação em estudos na área de neuromecânica e neurofisiologia do movimento humano.

Público-alvo: em ordem de prioridade, profissionais graduados e cursando pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado), pós-doutorandos, profissionais graduados, estudantes de graduação realizando iniciação científica na área, estudantes de graduação e estudantes de ensino médio ou técnico.

Como será o evento: a EIB GNAP 2022 acontecerá em dois formatos. No formato presencial, teremos 30 vagas ofertadas. No formato online não há limite para participação. Em ambos os formatos será emitido certificado de participação para quem assistir 90% os mais das aulas e alcançar escore igual ou superior a 7,00 na avaliação final da escola.

Presencial – as aulas presenciais acontecerão no auditório do prédio do NUPEVI (Núcleo de Pesquisa em Ciências da Vida) da Universidade Federal do Pampa, em Uruguaiana.

Online – as aulas serão transmitidas ao vivo via Zoom em link privado que será compartilhado com os inscritos.

Inscrições: Aa EIB GNAP 2022 é um evento gratuito e com emissão de certificado para inscritos que tiverem 90% de frequência de participação e obterem escore igual ou superior a 7,00 na avaliação final. As inscrições devem ser feitas neste link até o dia 15 de Junho, 12h. Antes de fazer a sua inscrição no evento certifique-se dos dias e horários para confirmar que de fato poderá participar, pois temos um número limitado de vagas. Lembre-se! A inscrição é gratuita, somente se inscreva se você de fato vai participar, e se por algum motivo desistir depois de ter feito a inscrição, nos avise enviando um e-mail para gnap@unipampa.edu.br! Nós vamos entrar em contato com os(as) inscritos(as) e pedimos a todos(as) que se nos sigam no Instagram (@gnap_unipampa) e se inscrevam em nosso canal no youtube, a NeuromechTV

Importante: O preenchimento do formulário de inscrição não garante sua vaga. As inscrições serão confirmadas no dia 16 de Junho, após o término do período de inscrições.

Programação:

26/07 terça-feira (síncrono)

17:00h – 19:00h – Atividade pré-evento: visita aos laboratórios de pesquisa do PPGMCF UNIPAMPA

27/07 quarta-feira (síncrono)

08:00h – 08:30h – Abertura do evento

08:30h – 10:00h – Módulo 1: Amostragem de sinais (como definir a taxa de amostragem correta?)

10:00h – 10:15h – Intervalo

10:15h – 12:00h – Módulo 2: Filtragem de sinais (como funciona um filtro?)

14:00h – 17:00h – Módulo 3: Análises temporais e suas aplicações (quais os passos básicos para uma análise de séries temporais?)

28/07 quinta-feira (síncrono)

08:00h – 08:30h – acolhida

08:30h – 10:00h – Módulo 3: Análises de frequência e suas aplicações (o que as análises de frequência revelam além do visto com séries temporais?)

10:00h – 10:15h – Intervalo

10:15h – 12:00h – Módulo 3: Soluções de problemas (coletando e filtrando dados; determinando critérios de onset e offset; visualizando e comparando resultados)

14:00h – 16:00h – Módulo 4: Estudo de casos (análises estatísticas incluindo análises estatísticas de picos e curvas)

29/07 sexta-feira (assíncrono)

08:00h – 17:00h – atividades de avaliação serão enviadas para os(as) participantes resolverem ao longo do dia

Professores:

Andre Gustavo Pereira de Andrade

Professor da UFMG desde 2013 onde leciona as disciplinas de Biomecânica do Esporte e Estatística aplicada às Ciências do Esporte na graduação e pós-graduação. Graduado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestre em Treinamento Esportivo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), doutor em Zootecnia na área de concentração Genética e Melhoramento Animal pela UFMG (2009) e possui especialização em Estatística e Matemática pela UFLA. Coordenador do Laboratório de Biomecânica (BIOLAB) da UFMG desde 2015, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Biomecânica (2019-2021), e Pesquisador na Área de Biomecânica no Projeto de Esporte Paralímpico do Centro de Treinamento Esportivo (CTE/UFMG). Possui interesse em modelos estatísticos aplicados a análise biomecânica do movimento por meio dos seguintes temas: relação da assimetria de força com o desempenho/lesão, reconhecimento de padrões por meio de redes neurais artificiais e social networks em esportes coletivos, análise do padrão do movimento, e análise de séries temporais. Outra temática de interesse envolve a utilização de sensores inercias e machine learning no reconhecimento de padrões no esporte.

Carlos De la Fuente

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Mayor do Chile. Mestre em Biomecânica pela UMCE do Chile, mestre em Ciências da Engenharia da Universidade de Valparaíso do Chile e doutorando em Ciências Fisiológicas pela UNIPAMPA. Tem interesse em pesquisa em lesões na extremidade inferior em modelos in vivo e in vitro, efeitos neuromecânicas do exercício e fadiga, simulação biomecânica, reconhecimento de padrões biomecânicos com machine learning, deep learning, clustering e processamento de sinais. Currículo lattes

Felipe Pivetta Carpes

Professor na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) onde leciona disciplinas de biomecânica, cinesiologia, trabalho de conclusão de curso, e redação científica. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Biomecânica, é editor associado da Sports Biomechanics, e membro eleito do conselho executivo da International Society of Biomechanics. Estuda como o nosso corpo se adapta e se recupera a estímulos positivos e negativos envolvidos com o exercício físico e cognitivo. Dentre os estudos que desenvolve, o objetivo comum é prover um conhecimento básico da produção e regulação de movimentos voluntários no contexto do esporte e da reabilitação em estudos com humanos e outros modelo pré-clínicos visando prover evidências para o melhor planejamento do exercício, treinamento e recuperação ou reabilitação. Tem direcionado esforços para promover a divulgação da ciência e a inovação didático-pedagógica no ensino superior, assim como o estabelecimento de novos grupos de investigação na área de biomecânica na América Latina levando em conta a diversidade e a equidade.

Confira nossa escola anterior nessa temática

 

Dia Nacional da Biomecânica 2022

Realizamos o Dia Nacional da Biomecânica no dia 12 de abril de 2022.

 

Participaram 231 alunos de terceiro ano do Ensino Médio do Instituto Elisa Ferrari Valls. Fomos até a escola para divulgar a atividade para os alunos no dia 29 de março.

No dia 12 de abril, o nosso evento foi realizado durante o dia todo, pela manhã fomos até a escola e realizamos apresentação da atividade e introduzimos 4 conceitos importante da Biomecânica através de estações.

Os alunos eram convidados a ir em cada estação para aprender sobre pressão, ângulos, força e velocidade. Pela tarde, dois grupos de alunos foram selecionados para irem até o Laboratório de Neuromecânica na Unipampa.

No laboratório puderam conhecer nosso sistema de análise de movimento 3D, conhecer as plataformas de força e câmera termográfica. Todos alunos receberam material de divulgação na nossa Universidade.