Estágios

Estágio, conforme a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

A Divisão de Estágios da Pró-Reitoria de Graduação tem como objetivos: a orientação e divulgação das normas referentes a estágios;  celebração e controle de convênios entre a UNIPAMPA e o Poder Público, Instituições e Empresas; realização visitas no Campo de Estágio para buscar oportunidades divulgando a Universidade; a coordenação das atividades de estágio junto nos órgãos internos e externos à Universidade; o zelo pelo cumprimento da legislação aplicada aos estágios; a manutenção do cadastro dos campos de estágios; o apoio aos campi na obtenção e divulgação de oportunidades de estágios; o encaminhamento à seguradora da relação dos acadêmicos em estágio obrigatório que necessitam de seguro; e a prestação de informações adicionais, quando solicitadas.

Legislação e Normas sobre estágios

Documentos para Realização do Estágio

Convênio Modelo de Convênio de Estágio
Convênio celebrado entre a UNIPAMPA e entes públicos e privados, no qual devem estar acordadas todas as condições do estágio.
Plano de estágio Modelo de Plano de Estágio
Convênio celebrado entre a UNIPAMPA e entes públicos e privados, no qual devem estar acordadas todas as condições do estágio.
Termo de Compromisso do Estágio – TCE Termo de Compromisso de Estágio e Plano de Atividades

Instruções de Preenchimento do TCE

Documento preenchido pela secretaria acadêmica de cada Campus, contendo os dados de identificação das partes, inclusive cargo e função do supervisor do estágio da parte concedente e do orientador da instituição de ensino; as responsabilidades de cada parte; objetivo do estágio; definição de cada área do estágio; plano de atividades com vigência; jornada de atividades do estagiário; definição do intervalo na jornada diária; vigência do termo; motivos de rescisão; concessão do recesso dentro do período de vigência do termo; valor da bolsa; valor do auxílio transporte; concessão de benefícios; o número da apólice e a companhia de seguros. Deve ser preenchido e assinado antes do início dos estágios para não gerar vínculo trabalhista.
Ficha de Acompanhamento Professor Orientador Modelo de Ficha Acompanhamento Professor Orientador
Serve como auxílio e acompanhamento do orientador.
Relatório de atividades do estagiário Modelo de Relatório de atividades do estagiário
Deve ser preenchido pelo aluno com relato das atividades desenvolvidas e avaliação das principais aprendizagens, problemas enfrentados e sugestões para o orientador. Deve ser feito a cada renovação do estágio (6 meses) e ao final do estágio.
Relatório de atividades pela Parte Concedente Modelo de Relatório de atividades pela Parte Concedente
Deve ser preenchido pela parte concedente com o relato das atividades desenvolvidas a avaliação das contribuições do estagiário e recomendações, deve ser feito a cada renovação do estágio (6 meses) e ao final do estágio.
Termo de realização de estágio Modelo de Termo de realização de estágio
Avaliação da parte concedente em relação ao desempenho do estagiário.
Relatório Final de Estágio Modelo de Relatório Final de Estágio
elaborado pelo estagiário e entregue ao termino do estágio, deve conter breve histórico da empresa, as atividades desenvolvidas, avaliação do estágio, a relevância da oportunidade, as principais aprendizagens, e recomendações.

Para informações sobre estágios entre em contato com a Divisão de Estágios:
Contato Divisão de Estágios: estagios@unipampa.edu.br

Cynthia Sant’Anna – ramal 9609
Leomar Monego – ramal 5440
Jôse Brasil – ramal 5434

Endereço:
Avenida General Osório, 1139 – 1º andar Bagé – RS – CEP: 96400-100
Telefone:  (53) 3240 5436