Colação de Grau em Gabinete

COLAÇÃO DE GRAU EM GABINETE VIRTUAL é o ato realizado em ambiente totalmente virtual, com a participação do(a) Reitor(a) ou do(a) Vice-Reitor(a), do diretor(a) do campus ou do(a) coordenador(a) de polo, do(a) coordenador(a) do curso. Esta solenidade terá a mesma formalidade das solenidades oficiais realizadas pela Universidade.

A colação de grau em gabinete poderá ser realizada em data anterior à colação de grau externa, prevista no Calendário de Colações de Grau, desde que solicitada na Secretaria Acadêmica e justificada através de documentos. A solicitação deverá ser submetida à análise e autorização da Coordenação do Curso, que a aprovará nos seguintes casos:

  1. Nomeação em concurso público que requeira apresentação do diploma digital ou equivalente antes da data da solenidade prevista no Calendário de Colações de Grau vigentemediante documento comprobatório;
  2. Aprovação em processo seletivo para ingresso em cursos de pós-graduação que requeira apresentação do diploma digital ou equivalente antes da data da solenidade prevista no Calendário de Colações de Grau vigentemediante documento comprobatório;
  3. Contratação por empresa pública ou privada, comprovada por carta original da empresa com a proposta de emprego recebida, cujo conteúdo deverá informar a data provável de contratação anterior à data da solenidade prevista no Calendário de Colações de Grau vigente, a exigência de apresentação da certidão de colação de grau para que seja efetivada a contratação, o CNPJ, a Razão Social e a identificação do responsável pela empresa contratante ou de seu departamento de recursos humanos, com assinatura, carimbo e dados para contato;
  4. Discente que integralizou o curso em período letivo especial, cuja cerimônia de colação de grau do semestre letivo regular, imediatamente anterior, já tenha ocorrido.

É obrigatória a participação do graduando na colação de grau em gabinete virtual, portanto não será permitida a outorga do grau a representante legal neste tipo de cerimônia, mesmo que investido de mandato específico.

O concluinte que, por qualquer motivo, haja feito ou requerido a Colação de Grau em Gabinete e ainda assim manifestar interesse em participar da cerimônia solene externa da turma poderá fazê-lo simbolicamente, mediante requerimento à Secretaria Acadêmica do campus ou à Coordenação do Polo.

Legislação:

Inscrições: O graduando deverá solicitar a Colação de Grau em Gabinete na Secretaria Acadêmica do campus, através de requerimento com justificativa e comprovação do motivo de força maior, nos termos da legislação vigente. A documentação necessária para a diplomação, descrita no Calendário de Colações de Grau , deve acompanhar o pedido, caso ainda não tenham sido apresentada. Ver Colações de Grau (Diplomação)

Procedimentos: 

Ação Responsável Procedimento
1 Solicitar colação de grau em gabinete Graduando Entregar o Requerimento para colação de grau em gabinete com justificativa e comprovação do motivo de força maior na Secretaria Acadêmica. Caso não tenham sido apresentados, entregar também o Requerimento de Inscrição a Colação de Grau e demais documentos necessários à diplomação na Secretaria Acadêmica.
2 Analisar mérito Coordenação de Curso Analisar a justificativa e comprovação apresentadas pelo graduando e emitir Parecer de aprovação do mérito para colação de grau em gabinete. Entregar parecer de apto a colar grau e declaração situação regular no ENADE na SA. Ver Colação de grau – Diplomação.
3 Encaminhar pedido Secretaria Acadêmica Encaminhar o pedido de colação de grau em gabinete para a Divisão de Documentação Acadêmica juntamente com toda a documentação necessária para a diplomação. Ver Colação de Grau – Diplomação.
4 Dar resposta final ao pedido Núcleo de Documentação, Emissão, Registro e Revalidação de Diplomas Analisar a documentação apresentada e dar resposta ao pedido de colação de grau em gabinete. Se indeferido, informar à Secretaria Acadêmica. Se deferido, solicitar agendamento da cerimônia.
5 Agendar colação Secretaria Acadêmica Agendar colação de grau em gabinete de acordo com a disponibilidade da Direção do campus.
6 Preparar cerimônia Secretaria de Relacionamento e Comunicação Estratégica Enviar protocolo da cerimônia de colação de grau para a Divisão de Documentação Acadêmica.
7 Preparar os documentos para a colação de grau Núcleo de Documentação, Emissão, Registro e Revalidação de Diplomas Emitir Certidão de Colação de Grau e, após assinatura do Reitor, enviar original por malote para entrega ao graduando na colação de grau em gabinete.

Providenciar minuta da ata da colação de grau e protocolos de entrega da certidão de grau.

8 Realizar Colação de Grau em Gabinete Secretaria Acadêmica Registrar a colação de grau em gabinete em ata.

Entregar a Certidão de Colação de Grau para o graduando ou seu representante legal mediante assinatura no protocolo de entrega.

Encaminhar ata, protocolo de entrega da certidão e procuração, quando houver, para a Divisão de Documentação Acadêmica.

9 Finalizar processo de colação de grau em gabinete Núcleo de Documentação, Emissão, Registro e Revalidação de Diplomas Anexar ata e protocolo no processo físico de diplomação.

Arquivar processo.

Realizar Diplomação. Ver Colação de Grau – Diplomação.

 

Fluxo do processo: Clique aqui