Programa de Acompanhamento de Egressos – PAE

Portal dos Egressos: Portal dos Egressos – Unipampa

O Programa de Acompanhamento do Egresso (PAE) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) tem por objetivo estabelecer a politica e as ações de acompanhamento dos egressos dos cursos de graduação desta Universidade. Considerando tal objetivo, em 2016, a gestão da PROGRAD iniciou o diálogo com a Comunidade Acadêmica com vistas a estruturação e institucionalização do PAE.

Durante o ano de 2016 e primeiro semestre de 2017 foi constituído um grupo de trabalho para elaborar o projeto institucional, considerando:

1. o resgate histórico de ações ou iniciativas que a UNIPAMPA já havia desenvolvido ao longo dos anos, quando a Avaliação institucional era de competência da Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação. O resultado observado foi a publicação de dois relatórios referentes aos anos de 2014 e 2015:

▶️ PAE – Relatório de 2014

▶️ PAE – Relatório de 2015

2. a sensibilização da Comunidade Acadêmica em relação à importância e implementação do PAE;

3. a elaboração do projeto de gestão, com a perspectiva de apresentar à Comunidade Acadêmica o referencial e os elementos estruturantes do PAE;

4. a consulta à Comunidade Acadêmica em relação aos itens para compor o formulário eletrônico, que deve se caracterizar como uma ferramenta para a efetividade do acompanhamento processual dos ex-alunos da UNIPAMPA;

5. a proposição de uma minuta de normativa do PAE, a ser submetida ao Conselho Superior da Universidade;

6. o estabelecimento do Portal do Egresso, na página eletrônica da UNIPAMPA, com vistas às comunicações e à operacionalização do Programa.

Algumas das referidas ações já foram desenvolvidas, tais como:

1. apresentação e debate sobre o tema no Fórum da Graduação, realizado no segundo semestre de 2016, e nos seminários de avaliação institucional e de cursos, realizados durante o primeiro semestre de 2017, em cada uma das Unidades Universitárias da UNIPAMPA;
  2. consulta às Coordenações de Curso de Graduação, acerca dos itens para compor o formulário eletrônico, efetivado por meio do Memorando Circular nº 21/2017/PROGRAD;
  3. elaboração do modelo de formulário eletrônico;
  4. elaboração do Projeto PAE;
  5. redação da minuta de Resolução PAE.

No ano de 2018, a PROGRAD deu prosseguimento ao Projeto PAE, envolvendo, também,  os egressos de Pós-Graduação sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI).

Em 2019, a redação da minuta de Resolução foi finalizada, assim como os instrumentos de pesquisa com egressos. No mês de agosto, iniciou-se o envio dos links de acesso aos egressos, na forma de um projeto piloto.

A sistematização dos resultados desse projeto piloto podem ser verificadas no Relatório: Projeto Piloto – PAE- Anos 2016 e 2017.

A Resolução Consuni/Unipampa nº294 de 30 de novembro de 2020, que regulamenta o Acompanhamento de Egressos da Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA, entrou em vigor em 14 de dezembro de 2020.

A Dissertação de Mestrado de ANA ALZIRA MENDEZ NUNES, orientada pela Profª. Dra. Debora Nayar Hoff, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Pampa em 2019, é mais uma produção para avaliarmos os egressos da UNIPAMPA. Os resultados apontam que:

[...] a universidade alavanca o desenvolvimento da região por várias frentes, dentre elas pela evolução da instituição, pelas ações de extensão que promove ou pela formação de egressos. Portanto, a grande contribuição da universidade no desenvolvimento da região está em, por meio do conhecimento, mudar hábitos de pensamento pré-estabelecidos, levando os egressos e potencialmente a comunidade atingida pelas atividades de extensão a novas formas de pensar a região (NUNES, 2019, p.6).

RELATÓRIOS

PAE – Relatório de 2014