Bases de Dados e Ebooks de Livre Acesso

E-BOOKS

1- ARGOS: E-books multidisciplinares gratuitos da Editora da Unochapecó.

2- Directory of Open Acess Books: E-books multidisciplinares de acesso aberto.

3- Dorinateca (Biblioteca Digital Dorina Nowill): Biblioteca online de livros acessíveis da Fundação Dorina Nowill para Cegos. Livros em formato DAISY. Livros em formato DAISY, Á udio, Braille e EPUB.

4- Ebooks Gratuitos de Editoras Universitárias  : O levantamento desses dados foi realizado pela BU/UFSC em colaboração com colegas do SiBI/UFRJ. Atualmente, a lista inclui mais de 1.500 títulos e está em constante atualização. Espero que ela possa ser útil neste momento de grande demanda por conteúdos digitais para o ensino remoto.

5- FGV Editora: E-books multidisciplinares disponíveis para download gratuito.

6- NCBI Bookshelf: E-books gratuitos nas áreas biomédicas e ciências da saúde.

7- Scielo Books: Portal de E-books multidisciplinares de acesso aberto.

8- Universia Livros: Confira mais de 1.500 livros para download gratuito!

9 – Editora Faith: E-books acadêmicos gratuitos para download.

10 – Editora Blucher: Mais de 200 E-books de acesso aberto.

BASES DE DADOS

1- Acervo Digitais de Cordeis da Biblioteca de Obras Raras de Átila de Almeida – UEPB: Confira mais de 8 mil obras e cordéis.

2- Arquivo Público do Estado de São Paulo: Encontre revistas, jornais e periódicos.

3- Australian Digital Theses Program (Teses Eletrônicas) :  O Programa de Teses Digitais Australásicas (ADT) cessou a operação em 28 de março de 2011. O servidor de banco de dados foi desativado e o conteúdo dessa base de dados está acessível a partir do serviço Trove da National Library of Australia. Cada universidade participante continuará hospedando suas próprias teses digitais e abriga suas próprias teses impressas e outras não digitais.

4- Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (1810 a 2005) – FEUSP: Confira diversos materiais e conteúdos didáticos da educação brasileira.

5- Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin: O site da biblioteca da Universidade de São Paulo (USP) contem livros, revistas, documentos, e outros tipos de arquivos livres para o download gratuito.

6- Biblioteca da Universidade Nacional de Córdoba: A biblioteca oferece grande diversidade de disciplinas, entre elas uma cátedra interdisciplinar voltada ao estudo da obra do escritor José Saramago.

7- Biblioteca da Universidade Nacional de La Plata: Oferece documentos gerados por alunos e professores, como teses e dissertações, seminários, apresentações e congressos.

8- Biblioteca Digital da Escola de Música da UFRJ: O acervo conta com obras raras dos séculos XVI a XVIII, além de partituras, manuscritos e periódicos para download gratuito.

9- Biblioteca Digital da UNESP: Grande acervo de obras de artes, gravuras e desenhos, além de trabalhos acadêmicos.

10- Biblioteca Digital da Unicamp : Conta em seu acervo com dissertações, teses, pesquisas em andamento, revistas eletrônicas, etc., todos feitos pelos professores, pesquisadores e alunos da instituição.

11- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – IBICT (Teses Eletrônicas) :Reúne centenas de teses e dissertações de universidades de todo o País. É uma ferramenta útil para quem está fazendo a sua monografia e precisa de fontes acadêmicas.

12- Biblioteca Digital del Patrimonio Iberoamericano: Conta com conteúdos das bibliotecas nacionais do Brasil, Chile, Portugal e outros países iberoamericanos.

13- Biblioteca Digital do Museu Nacional: Disponibiliza o acervo de obras raras nas áreas de ciências naturais e antropologia.

14- Biblioteca Digital do Supremo Tribunal Federal: Para os estudantes e profissional da área de Direito, esta é uma ótima fonte de pesquisa para documentos, livros, artigos e outros arquivos de interesse para a área.

15- Biblioteca Digital e Sonora: Com acesso gratuito, mas exclusivo para pessoas com deficiência visual, reúne diversos materiais no formato digital para facilitar o acesso dessas pessoas aos conteúdos.

16- Biblioteca Mundial Digital: Reúne documentos oficiais sobre a cultura de diversos países do mundo.

17- Biblioteca Nacional da Colômbia: Encontre obras para ler online e em versões para celulares e tablets.

18- Biblioteca Nacional Digital Brasil: Com mais de 700 mil arquivos, conta artigos, trabalhos acadêmicos, livros, obras de arte, gravuras, fotografias e outros documentos para download grátis.

19- Biblioteca Nacional Digital de Portugal: Confira obras históricas digitalizadas.

20- Biblioteca Virtual do Rio Grande do Sul: Veja obras e artigos científicos de universidades públicas do Rio Grande do Sul, no Brasil.

21- Biblioteca Virtual nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação: Encontre diversos artigos sobre as duas áreas disponibilizados pela Universidade Federal de Santa Catarina.

22- Directory of Open Access Journals – (Periódicos): O DOAJ é um diretório online com curadoria da comunidade que indexa e fornece acesso a revistas de alta qualidade, acesso aberto, revisadas por pares.

23- Domínio Público: Faça o download de milhares de obras, vídeos, textos e sons totalmente gratuitos de pessoas que morreram há 70 anos.

24- Gallica: Veja obras digitalizadas de uma das maiores bibliotecas da França.

25- Internet Law Library: Tudo o que você precisa saber sobre as leis dos Estados Unidos e tratados internacionais está aqui.

26- Internet Public Library: Encontre diversas obras públicas para ver online.

27- Library of Congress – National Digital Library: Encontre textos e fotos sobre diversos assuntos.

28- LivRe!: Portal para periódicos de livre acesso a artigos e publicações científicas.

29- PMC: Veja artigos, pesquisas e trabalhos acadêmicos relacionados a toda área médica. É uma ótima ferramenta para estudantes de medicina e médicos já formados.

30- Prossiga (Portal) : O Prossiga é um programa que oferece metodologias consolidadas de organização e tratamento da informação em ambiente web. Suas metodologias são utilizadas quando uma instituição decide estabelecer uma parceria com o IBICT para organizar e difundir seus conteúdos temáticos.

31- Public Library of Science: Artigos científicos do mundo todo.

32- Scielo (Periódicos) : A SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. A partir de 2002, o Projeto conta com o apoio do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

33- Scirus (Base de Dados) : É uma ferramenta livre na Web que permite a localização de informação científica, académica, multidisciplinar num único ponto de pesquisa.

34- Sistema Brasileiro de Informação do Café: Obras, publicações e pesquisas sobre a cafeicultura.

35- Sun Site (California – Berkeley): Acesso as coleções digitais da biblioteca da Universidade de Berkeley.

36- The Online Books: Confira o Acervo da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.