EDITAL Nº 112/2022

A Diretoria de Assuntos Institucionais e Internacionais (DAIINTER)  lançou o Edital nº 112/2022, que objetiva selecionar alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da UNIPAMPA para atuarem como bolsistas de idiomas.

A bolsa é de R$ 240,00 mensais por 4 meses para 12 h/semanais.

O ineditismo refere-se à parte das vagas ofertadas:
– 2 vagas para línguas indígenas, tais como tupi, macro-jê, tikuna, guarani kaiowá, guarani nhandeva, guarani mbya, kaingang, xavante, yanomami, guajajara, sateré-mawé, terena, nheengatu ou língua geral amazônica, tukano, kayapó, makuxi, dentre outras;
– 2 vagas para dialetos ou variações linguísticas originárias de comunidades quilombolas;
– 1 vaga para Braile, sistema de leitura e escrita tátil para deficientes visuais;
– 2 vagas para Libras, Linguagem Brasileira de Sinais para deficientes auditivos; e
– 2 vagas para os demais idiomas, especificamente as línguas maternas de alunos estrangeiros;

Estão sendo ofertadas também 1 vaga para Inglês, 2 vagas para Espanhol (incluindo fronteiriços) e 1 vaga para Chinês.

Os bolsistas de línguas indígenas, dialetos quilombolas, braile, libras e línguas maternas de estrangeiros participarão, de forma concomitante, de atividades propostas pela Assessoria de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão (ADAFI), tais como divulgação do folclore e diversidade cultural.

Os bolsistas selecionados ofertarão salas de livre conversação de forma remota (Google Meet), abertas a toda comunidade acadêmica.

Leia o Edital 112 /2022