Mulheres nas Engenharias

O projeto se concentra no avanço das Engenharias, buscando romper barreiras sociais e culturais que historicamente limitaram o papel das mulheres. O objetivo é fomentar a participação feminina e seu interesse nas carreiras de engenharia desde a Educação Básica até o Ensino Superior, por meio da criação da REDE #MULHERESNASENGENHARIAS. Além disso, aborda questões de gênero, sustentabilidade e energias alternativas por meio de diversas ações de extensão. Ao final das atividades, as participantes desenvolveram afinidades com a vida acadêmica, incentivando outras mulheres a ingressarem no ensino superior, especialmente nas engenharias, e encorajando as graduandas a permanecerem nesses cursos. O projeto, financiado pelo CNPq, intitulado como: “REDE #EUMENINAEUMULHERNAEDUCAÇÃO: RUMO A PRÁXIS NA ENGENHARIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO”, teve como foco inspirar mulheres a se envolverem nas áreas de exatas, especialmente nas engenharias.

Quanto à implementação de políticas públicas, o projeto contribuiu significativamente para o papel da Universidade como agente de transformação regional. Atuou como mediador no âmbito do poder público, influenciando políticas relacionadas ao meio ambiente, educação, desenvolvimento sustentável, igualdade de gênero e outras áreas. Abordou temas como “Mulheres nas Engenharias” e “Energia e Meio Ambiente”, explorando energias renováveis, eficiência energética, tecnologias ambientais e educação nesses campos. O objetivo principal foi superar desigualdades educacionais e de gênero, promovendo cidadania, melhorando a qualidade da educação e estimulando o interesse de mulheres nas engenharias, além de valorizar profissionais da educação e popularizar ciência e tecnologia. O projeto integrou ensino, pesquisa e extensão, visando à inclusão social por meio da inovação.

Etapas de Execução 

I. Início do Projeto: reunião com a equipe executora, reunião com as Escolas de Educação Básica participantes, formação do Núcleo de Discussão, Planejamento das ações;

II.  Cronograma das Ações: Planejamento das ações durante o Projeto;

III. Implantação do Projeto: Instalação das ações em cada Escola (professoras e alunas do 6º ano em diante do Ensino Fundamental e Médio) participantes apresentou-se a metodologia por Projetos, demonstrando o funcionamento de cada Projeto a ser implementado). Escolas participantes:

  • EMEF João Thiago do Patrocínio
  • EMEF Nossa Senhora das Graças
  • EEEM Dr. Luiz Mércio Teixeira
  • EMEF Patrício Dias Ferreira
  • EMEF Peri Coronel
  • EMEF Téo Vaz Obino

IV.  Implementação do Projeto: Execução das ações segundo o Cronograma do Projeto;

V. Finalização: Análise de Resultados e Discussões.

Desenvolvimento das Ações

As ações foram realizadas sob coordenação e orientação da Profa. Dra. Cristine Schwanke e Dra. Juliana Young em cada etapa do planejamento, organização e execução. Para tanto, foram realizadas reuniões semanais com todas as bolsistas do projeto, de março/2021 a junho/2022. Cabe destacar que as orientadoras participaram diretamente e ativamente nas execuções de cada ação. As ações podem ser visualizadas nas redes sociais do Grupo Bio&Energia (Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Energia e Meio Ambiente), sendo estas: