Os eventos foram organizados e realizados pela equipe executora em conjunto com as bolsistas envolvidas. Cabe ressaltar que os eventos tiveram como palestrantes e convidados, 90% mulheres, a fim de evidenciar o empoderamento feminino nas produções científicas e tecnológicas, como também proporcionar um ambiente de debate democrático sobre questões relacionadas ao(s) feminismo(s) e perspectivas adotadas pelas múltiplas abordagens feministas contemporâneas. Além das temáticas sustentabilidade, meio ambiente e energia alternativas para o desenvolvimento sustentável.
O evento Semana do Meio Ambiente: Restauração de Ecossistemas da Região da Campanha foi uma ação em consonância com a ONU que instaurou a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021 -2030) que é um apelo para a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo, para o benefício das pessoas e da natureza. Ela visa deter a degradação dos ecossistemas e restaurá-los para atingir objetivos globais. Somente com ecossistemas saudáveis podemos melhorar a subsistência das pessoas, combater as mudanças climáticas e deter o colapso da biodiversidade. Esse teve temas da atualidade sob a forma de rodas de conversas, palestras, exposição e oficinas; com diversas atividades e colaboradores. Cabe destacar, a Exposição Mulheres em Destaque, sendo realizado uma exposição de algumas das mulheres que se destacaram ao longo da história. Esta exposição vai ao encontro do objetivo da Women’s Engineering Society (WES) do Reino Unido, que criou o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, comemorado anualmente em 23 de junho, sendo este fortalecer o espaço que as engenheiras vêm ganhando na profissão, antes majoritariamente ocupada por homens.
A Semana da Ciência, Tecnologia e Inovação na Região da Campanha: Mulheres em Ações Transversais, Desenvolvimento Equitativo e Sustentável fez alusão ao tema da 18ª SNCT que foi “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. Desta forma, contribuindo com a transversalidade da ciência e da tecnologia que evoca a concepção de ciência socialmente construída e realizada com a participação de múltiplos atores, trazendo a inovação para a base de concepção dos meios de superação dos grandes desafios globais, nacionais e regionais; e, considerando os avanços científicos e tecnológicos das diversas áreas do conhecimento para integrálos e otimizá-los em benefício da humanidade, o evento realizado convergiu interesses e esforços para encontrar soluções. As soluções encontradas através do compartilhamento de experiências apresentadas durante o evento na forma de palestras e oficinas foram disponibilizadas a todas as pessoas, contribuindo para reduzir desigualdades sociais nos seus diversos níveis. Portanto, o evento contribuiu para divulgação do conhecimento e popularização da ciência, tecnologia e inovação, como geração de conteúdo do científico.
A Semana do Meio Ambiente – Uma Só Terra: Ações Ambientais Coletivas faz referência ao tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2022, a campanha #UmaSóTerra, o qual convoca para uma ação coletiva e transformadora, em escala global, para proteger e restaurar nosso planeta. Para tanto, foi realizado um Ciclo de Palestras com diversos colaboradores até mesmo de outros países o que enriqueceu ainda mais a pluralidade do conhecimento e ações coletivas nas Escolas participantes do projeto do município de Bagé.
Salienta-se que os eventos supracitados foram realizados de forma virtual, inicialmente devido a pandemia e como consequência da instauração mundial dos ambientes virtuais, serviços de comunicação por vídeo os “meetings”, ampliação e crescimento do uso de redes sociais, da mesma forma que devido ao alcance que proporciona esta forma de comunicação. Portanto, os eventos foram transmitidos AO VIVO pelas próprias coordenadoras e bolsistas de suas residências (pelo momento que o Brasil e o mundo se encontravam com questões de distanciamento e diversas entidades com seus espaços físicos fechados) por Facebook e canal do Youtube, demonstrando a superação de barreiras e empoderamento de todas as envolvidas no projeto frente ao desafio virtual e suas mais diversas plataformas e ferramentas.
A ação Sustentabilidade: Mulheres em Ações Transversais foi desenvolvida de forma presencial com os devidos cuidados de prevenção e segurança nas Escolas participantes do município de Bagé e Caçapava do Sul, onde a coordenadora apresentou o projeto Mulheres nas Engenharias, #Biorecicle e Kit prevenção COVID-19 e, entregou a comunidade escolar os kits de prevenção ao coronavírus produzidos durante o desenvolvimento do projeto COVID-19; enquanto, as professoras e alunas do projeto ministraram suas oficinas, como também relatos sobre suas participações no projeto.
Além disso, as professoras e alunas da Educação Básica, bolsistas do projeto participaram da 3ª. Feira Binacional de Tecnologia – FEBITEC Brasil/Uruguai, que é uma feira de apresentação de trabalhos de alunos de instituições públicas e privadas, com o objetivo de estimular a troca de conhecimentos nos diferentes níveis e áreas de ensino dentro das áreas do conhecimento reconhecidas pelo Ministério da Educação do Brasil: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias. Neste evento vários trabalhos científicos foram premiados, o que trouxe uma satisfação para o grupo pelo bom trabalho realizado em conjunto. Enquanto, as bolsistas graduandas participaram do 13º. Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão – SIEPE/UNIPAMPA 2021 que teve como tema “Ciência, tecnologia e inovação para um planeta + humano”, o 13º SIEPE buscou debater a contribuição da ciência para o bem-estar da população com responsabilidade e sustentabilidade. Ainda, participou -se com trabalho na Semana de Inovação 2021/ENAP o evento visou fomentar a discussão de ideias, a troca de experiências e uma mentalidade mais disruptiva na Administração Pública. Além disso, favorece e dissemina a cultura da inovação entre os agentes públicos e apresenta tendências e possibilidades para a transformação das organizações.
Por último, as Visita Técnica: Experiências práticas, realizada no Laboratório de Sistemas de Fluidos e Bioenergia do campus Bagé/UNIPAMPA e nas dependências do campus Caçapava do Sul/UNIPAMPA em diversos laboratórios, como Laboratório de Geociências, Laboratório de Química Geral e Inorgânica, Laboratório de Lavra, Planejamento e Tratamento de Minérios (LATRAM) sendo estimulado e despertado o interesse das alunas da Educação Básica para as carreiras de engenharias e exatas. Nesta oportunidade, as alunas e professoras bolsistas do projeto, juntamente com as orientadoras apresentaram oficinas e relatos realizados na EMEF Patrício Dias Ferreira de Caçapava do Sul, mais uma vez disseminando o conhecimento apreendido e popularizando a ciência e tecnologia.