Mulheres nas Engenharias: Democratizando Saberes & Fazeres
Seja bem-vindo(a) à Mulheres nas Engenharias: Democratizando Saberes & Fazeres, uma iniciativa idealizada durante o Projeto “Rede #EuMeninaEuMulhernaEducação: Rumo à Práxis na Engenharia, Tecnologia e Inovação”, em 2021. A primeira edição foi publicada em 2022, inaugurando uma trajetória que, ano após ano, destaca a divulgação científica, o empoderamento feminino e temas relevantes das engenharias e suas áreas de atuação.
A Mulheres nas Engenharias: Democratizando Saberes & Fazeres é um espaço plural e inclusivo, com o objetivo de dar visibilidade às ações realizadas pelo Grupo Bio&Energia em seus laboratórios, nas escolas parceiras e nos diversos espaços coletivos. Além disso, promove o acesso a estatísticas e análises sobre o papel das mulheres nas engenharias, discutindo questões atuais e de grande impacto, como igualdade de gênero, inclusão e inovação tecnológica.
As edições publicadas virtualmente ao final de cada ano, trazem um rico acervo de reflexões, pesquisas e experiências práticas. A Mulheres nas Engenharias: Democratizando Saberes & Fazeres busca mobilizar uma rede de saberes e estimular o diálogo entre autores e leitores, abordando não apenas o empoderamento feminino, mas também temas relevantes para a academia e a sociedade, como novas tecnologias, sustentabilidade e políticas públicas voltadas à área.
Além de divulgar o conhecimento produzido no âmbito do Grupo Bio&Energia, a Mulheres nas Engenharias: Democratizando Saberes & Fazeres apresenta um panorama das engenharias e suas interseções, oferecendo um espaço aberto para contribuições externas de docentes, discentes e profissionais interessados em colaborar.
Com acesso gratuito, a Mulheres nas Engenharias está disponível no site do Bio&Energia, reafirmando seu compromisso com a democratização do saber e a inspiração de mulheres cientistas, engenheiras, professoras e alunas. Agradecemos a todos que tornaram possível esta realização, que vai muito além de uma publicação: é um veículo de transformação e fortalecimento das engenharias como espaços inclusivos e inovadores.
Boa leitura!
Cristine Machado Schwanke
Editora