Divisão de Aposentadoria e Pensão

dap.progepe@unipampa.edu.br

A Divisão de Aposentadoria e Pensão é vinculada à Coordenadoria de Administração de Pessoal e tem como principal missão implementar as ações de concessão de benefícios previdenciários do servidor, entre eles aposentadoria e pensão.

Dentre as principais atribuições do setor estão:

  1. Análise, cadastro e inclusão de aposentadoria e/ou de pensão civil;
  2. Cálculos de proventos de aposentadoria;
  3. Averbação de tempo de contribuição anterior;
  4. Emissão de certidões de tempo de contribuição;
  5. Prestar esclarecimentos aos servidores efetivos e ingressantes, sobre a previdência no Regime Próprio, averbação de tempo de serviço e aposentadoria;
  6. Auxiliar a Administração no atendimento de diligências;
  7. Incluir e atualizar registros de aposentados e pensionistas no sistema e-Pessoal.

Averbação de Tempo de Contribuição: perguntas frequentes

A Averbação é um passo importante rumo à Aposentadoria. Aproveite para tirar dúvidas e entender melhor sobre o assunto, através do material formulado pela Divisão de Aposentadoria e Pensão com base nos pontos mais questionados pelos servidores: Entenda mais sobre Averbação de Tempo de Contribuição

Reforma da Previdência 2019 e o servidor da Unipampa

A Proposta de Emenda à Constituição nº 06 de 2019, popularmente conhecida como Reforma da Previdência, foi transformada na Emenda Constitucional nº 103/2019 e traz novidades em matéria previdenciária, tanto para os segurados do Regime Geral de Previdência Social (INSS) quanto para os servidores públicos regidos por Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). A Emenda contém dispositivos vigentes já a partir da publicação e outros com vigência a partir de um lapso de quatro meses.

Saiba mais em: Reforma da Previdência 2019

Entendendo a Pensão civil ou Pensão por morte

A pensão civil traz consigo um assunto que pode gerar desconforto na maioria das pessoas e, algumas vezes, pode acender um alerta relacionado à saúde física/mental do interessado: a morte. Porém, discutir e conhecer mais sobre o tema pode ser fundamental, não só para se desenvolver uma educação sobre a perda, mas também para oportunizar um melhor planejamento econômico familiar resistente aos imprevistos financeiros originados na ausência.

Saiba mais em: Entendendo a Pensão civil ou Pensão por morte

Entendendo o Abono de Permanência: quando ocorre o direito?

O Abono de Permanência costuma ser uma grata surpresa aos servidores públicos que, em termos previdenciários, já estão em uma idade madura e já contribuíram para o Regime por um longo período. Será que você tem direito?

Saiba mais em: Entendendo o Abono de Permanência: quando ocorre o direito?