Por Alessandra Troian e Dianyffer Carricio Pavão
O Círculo de Estudos em Desenvolvimento e Ruralidades (CEDER), juntamente com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA) de Santana do Livramento/RS, através da líder Drª Alessandra Troian e da presidente Carmen Gutierres, promoveu na última sexta-feira, dia 25 de abril de 2025, das 19h às 22 horas, no Clube Duque de Caxias, o Sarau Solidário: a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte.
O evento é uma parceria do grupo de pesquisas CEDER com o COMSEA, o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unipampa e o Centro Regional de Professores del Norte (CERP del Norte) do Uruguay.
Imagem 01 – Cartaz de divulgação do evento

O Sarau Solidário foi o evento de lançamento do projeto de extensão intitulado “Você tem fome de quê? Campanha de arrecadação de alimentos para as Cozinhas Solidárias de Santana do Livramento/RS”. O projeto visa promover ações de coleta e distribuição de alimentos para as Cozinhas Solidárias do município através de ações de
divulgação dos espaços sociais e da realização de eventos artísticos para a valorização da cultura local.
Imagem 02 – Cartaz de divulgação da campanha de arrecadação de alimentos

O evento contou com a presença dos artistas locais, a saber: a) Edinho Larruscain – Professor, músico e instrumentalista; b) Grupo Tu Pá – Música latina e platina;
c) Nelma Cardoso – Cantora e compositora nativista; d) Cristiano Cezarino – Músico, professor e produtor musical; e) Júlia de los Santos – Poetisa; f) Graduado Quadrado – Grupo de Capoeira Cozinha Solidária Vila Nova e, g) Adam Gerônimo – Artista, compositor e produtor musical. O Sarou Solidário também foi um espaço de divulgação e comercialização dos produtos da agricultura familiar agroecológica e de empreendedores e artesãos da Casa de Economia Solidária de Santana do Livramento.
Imagem 03 – Empreendimentos solidários presentes no evento

O evento contou a participação de mais de 200 pessoas e arrecadou mais de 500kg de alimentos. A ação recebeu através da doação dos participantes, 490kg de alimentos secos – feijão, arroz, massa, azeite, farinha de trigo e farinha de milho – e mais de 30kg de alimentos frescos, oriundos da agricultura familiar local – abóbora, moranga, mandioca, legumes e verduras.
A divulgação do evento foi realizada através de programas de rádios e mídias locais, a saber: a) Expresso Fronteira; b) Lince Comunicação; c) Jornal A Plateia; d) Jornal Correio do Pampa;
e) Rádio Cultura; f) Rádio RCC 95.3 FM; g) Livramento 24 Horas; h) TV 10 de Rivera e i) Afronte.
As Cozinhas Solidárias que serão beneficiadas com as arrecadações são:
. Cozinha Associação Rosas de Ouro;
· Cozinha Solidária Vila Nova;
· Cozinha do Wilson;
· Cozinha da Ironda;
· Cozinha Clube de Mães Nossa Senhora;
· Cozinha Creche Pai Sete;
· Cozinha Cidade de Meninos;
· Cozinha Creche Santa Elvira;
· Cozinha Projeto Tchê;
· Cozinha APAE;
· Cozinha Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua;
· Cozinha Lar da Infância Daniel Albornoz;
· Cozinha Centro Beneficente Maria Abegahir;
· Cozinha Conferência São Vicente de Paulo;
· Cozinha SIAN;
· Cozinha Projeto Alegria e Canção;
· Cozinha Becão;
· Cozinha Vila Real;
· Cozinha Lar de Meninas;
· Cozinha Centro Espiritualista Irmão Sheifa;
· Cozinha Cura (Centro Umbandista de Rituais Afros);
· Cozinha da Ironda Simon Bolívar.
Por fim, a coordenação do projeto, juntamente com os organizadores do evento, agradece a todos que contribuíram para que o Sarau Solidário acontecesse, todos as pessoas presentes, os amigos, a sociedade santanense, aqueles que se solidarizam com a causa, os doadores e, em especial os artistas que fizeram do Sarau o sucesso que foi. Estamos alegres e gratos com o fato do evento ter sido o espaço de divulgação do projeto e desejamos que a ação de arrecadação dos alimentos para as Cozinhas Solidárias do município siga fortalecida, com ainda mais pessoas, organizações e entidades envolvidas.
Imagem 04 – Cartaz de divulgação dos pontos de arrecadação dos alimentos
