Cartilhas e Manuais | COMISSÃO INTERNA DE SUPERVISÃO DO PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (CIS/UNIPAMPA).

Cartilhas e Manuais

Cartilha Orientações Ergonômicas

Esta cartilha foi desenvolvida pelo Serviço de Qualidade de Vida e Reabilitação  Funcional – SEQVR, do Senado Federal, para ajudar a  melhorar alguns  aspectos ergonômicos do ambiente de trabalho. Pode ser  utilizada como  material de consulta, para a manutenção da qualidade de  vida no trabalho, sem desconfortos e dores. O objetivo da cartilha é contribuir para a prevenção de dores e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORTs).

Clique aqui para baixar!

Cartilha Lei Maria da Penha – Perguntas e Respostas

A Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal e a Comissão Parlamentar Mista de Combate à Violência  Contra a Mulher tomaram a iniciativa de desenvolver esta cartilha, que traz informações relevantes para todos  os membros da sociedade interessados em conhecer, de  forma clara e objetiva, os procedimentos que  precisam ser tomados e os serviços públicos que estão disponíveis para ajudar a cessar o ciclo da  violência doméstica e familiar, que sofrem as mulheres no Brasil. O objetivo da cartilha é de ampliar o acesso às informações acerca dos direitos e garantias da mulheres,  abordados na Lei Maria da Penha,  no esforço de prevenir e reprimir a violência doméstica.

Clique aqui para baixar!

 

Cartilha Assédio Moral e Sexual

Cartilha elaborada pela Diretoria Geral do Senado Federal como execução das atividades previstas no Plano de Ação do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Senado .

Clique aqui para baixar!