Filtro de Entrada Passa-Banda em 14MHz | Clube do Rádio

Filtro de Entrada Passa-Banda em 14MHz

O filtro passa-banda opera atenuando sinais acima e abaixo da frequência central, garantindo a passagem somente da frequência de interesse. Nesse post é mostrado um pouco mais sobre o filtro de entrada do SDR que está sendo desenvolvido para o Projeto Minuano.

Uma simulação foi feita usando o software LTSpice. O circuito simulado e a resposta em frequência são mostrados abaixo. Os capacitores em paralelo (C2 e C3, C5 e C6) tem essa configuração para manterem seus valores próximos aos componentes comerciais. No desenvolvimento desse filtro, optou-se por não utilizar resistores com o intuito de evitar adição de ruído ao sinal de entrada.

Uma segunda alternativa foi avaliada para filtragem dos sinais de entrada. A diferença entre esse segundo circuito e o mostrado anteriormente está basicamente na entrada e saída, onde alguns capacitores foram empregados para atender ao casamento de impedância de 50 Ohms. Esse projeto usou como referência uma publicação do radioamador PY2OHH que pode ser encontrada nesse LINK.

Uma boa ferramenta para projetos de filtros pode ser encontrada no site RF TOOLS nesse LINK. Lá da para personalizar o filtro de várias maneiras. Excelente ferramenta!

Qualquer dúvida, entre em contato com o clube!

Escrito por: Rodrigo Facco – PU3FAC.