Unipampa centraliza esforços para enfrentamento da Covid-19

A pandemia de Covid-19 parou as aulas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) desde o dia 12 de março de 2020. A previsão é de que o retorno ocorreria em 30 de março, mas a suspensão das atividades passaram a valer por tempo indeterminado.  As aulas estão interrompidas, mas a Unipampa vem promovendo uma série de medidas que tem como objetivo o enfrentamento da doença que assola o Brasil e o mundo. Para atendimento da comunidade acadêmica foi criado o Comitê de Monitoramento do Coranavírus. Com intuito de articular ações de atendimento a comunidade foi criado o Grupo de Trabalho Unipampa no Enfretamento da Covid-19, sugestões de ações devem ser encaminhadas para o e-mail: juntoscontraovirus@unipampa.edu.br. O GT divulgou o Ofício nº 95/2020 que explica as medidas já adotadas.

Junto a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Unipampa está realizando testes de diagnósticos para o Covid-19 e participando de um estudo sobre o vírus. A comunidade universitária está empenhada em produzir um software de apoio à população, equipamentos de proteção individual, e álcool 70% a partir de bebidas destiladas doadas pela Receita Federal, além de produtos antissépticos. Também foi feita a oferta de suporte tecnológico para a manutenção de equipamentos hospitalares e disponibilizados atendimentos para promoção da saúde mental.

Disponibilização de Prédios e equipamentos

A Unipampa disponibilizou os prédios dos dez campi da instituição (Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana) para, se preciso for, serem usados como hospitais de campanha durante a pandemia. Além disso, a Universidade também ofereceu ajuda com seu capital humano: servidores, residentes e estudantes voluntários da área da saúde também poderão encorpar as filas dos profissionais que estão na linha de frente no combate ao Covid-19. Equipamentos hospitalares utilizados normalmente em atividades universitárias na insituição também foram cedidos para os órgãos de saúde.

Participação em Comitês de Governo

A Universidade também está participando do Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento da Pandemia Covid-19 do Governo do Estado Rio Grande do Sul – o grupo foi instituído pelo decreto Nº 55.129, de 19 de março de 2020, com a finalidade de prestar apoio às atividades do Gabinete de Crise e do Conselho de Crise para o enfrentamento da epidemia Covid-19, e contempla especialistas de diversas áreas do conhecimento pertinentes ao tema. Além disso, a Unipampa também está presente em Comitês Municipais de Combate ao Covid-19.

Doações de EPIs e materiais para atendimentos aos enfermos

Na guerra contra o vírus que está afetando o mundo, a Unipampa também fez a doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) que já haviam sido comprados para o uso de estudantes e servidores, quando necessário. Para o município de Bagé foram doadas 30 máscaras azuis, 90 luvas, 100 caixas de luvas P e G e 150 litros de álcool para fins profiláticos.  Ao município de Dom Pedrito foram doadas 22 caixas de luvas, seis caixas de máscaras, 30 fardos de papel toalha, 30 fardos de papel higiênico e 60 litros de álcool. Já em São Gabriel a doação foi de 200 litros de álcool e 45 caixas de luvas de látex.

Ações Educativas

Professores da Unipampa estão desenvolvendo espaços de aprendizagem remota para ocupar o tempo durante o distanciamento social, aberto a comunidade em geral, como o Grupo de Conversación em Español em Linea, da professora Valesca Irala. Além disso, no Campus São Borja estão sendo realizadas palestras on-line sobre o combate às fake news. Através das redes sociais a instituição está planejando projetos para divulgação de informações sobre o tema à população.

Assistência para estudantes em situação de vulnerabilidade

A Pró-reitoria de Ações Estudantis e Comunitários (Praec) criou um edital com o objetivo de contribuir com as despesas de deslocamento dos discentes até suas cidades de origem ou nas despesas de manutenção nas cidades-sede dos campi da Unipampa, devido ao período de suspensão das atividades acadêmicas, ocasionada pela pandemia da Covid-19. O auxílio financeiro será concedido em duas modalidades. A primeira delas compreende os discentes inscritos no Edital, de acordo com os critérios exigidos, cujo grupo familiar resida em municípios do Estado do Rio Grande do Sul. Para essa modalidade, o auxílio financeiro será concedido em parcela única no valor de R$ 300. A segunda modalidade compreende os discentes cujo grupo familiar resida em municípios dos demais estados brasileiros. Nesse caso, o valor, pago em parcela única, é de R$ 600.

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa – Assessoria de Comunicação Social (ACS)