Projeto de Extensão “Saúde e Bem-Estar em Tempos de Pandemia”

O Projeto ”Saúde e Bem Estar em Tempos de Pandemia” é um projeto especial de Extensão da Unipampa, Campus Alegrete, vinculado ao programa TRAMAS (Tecnologia, Responsabilidade, Autoria, Movimento, Amorosidade, Sociedade) e visa promover ações de saúde e bem-estar, para toda a comunidade, em tempos de pandemia.

Foi proposto e é coordenado pela professora Letícia Gindri e conta com a colaboração da professora Ana Paula Garcia, da técnica de laboratório Rafaela Dornelles, da Fonoaudióloga do Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE) do campus Alegrete Marcele Finamor e dos estudantes Tainá Oliveira Soares, Wagner Inácio de Oliveira e Lucas Augusto Guterres Garais.

O distanciamento social, neste período de pandemia pelo COVID-19, tem trazido consequências ruins para a saúde física e mental das pessoas. Somado a isso, pessoas já diagnosticadas com transtornos mentais, como ansiedade ou depressão, tendem a viver as consequências desse isolamento de forma ainda mais severa. Observa-se também que com mais frequência os estudantes universitários têm sido diagnosticados com transtornos de ansiedade e depressão. É sob este contexto que foi criado o projeto Especial de Extensão “Saúde e Bem-estar em Tempos de Pandemia”. A equipe executora do projeto entende que a universidade tem um papel social relevante a cumprir, orientando e promovendo o bem-estar da comunidade interna e externa.

A proposta do projeto é realizar eventos online para auxiliar a população nesse momento de pandemia, inseguranças diversas e distanciamento social. Já estiveram presentes em ações realizadas a psicóloga Judete Ferrari, a instrutora de meditação Eliza Rossi e a nutricionista Daniela Pertille.

Na próxima quarta-feira, dia 22 de abril, às 10h, haverá um novo evento online intitulado “Venha conhecer o que é o Mindfulness e quais os benefícios que pode trazer para a saúde física, mental e emocional”, com a presença da especialista em treinamentos de Mindfulness, Valores Humanos e Inteligência Emocional Solange Viana. O evento pode ser acessado através do link.

Mais informações podem ser encontradas na página do projeto no Facebook: Saúde e Bem-estar em Tempos de Pandemia.

Informação enviada por Cláudia Garrido