Prefeitura de Bagé recomenda uso de máscara ao sair de casa

Adotando medidas mais restritivas no combate à Covid-19, após a liberação da abertura do comércio local, a Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, lançou uma campanha de conscientização nas redes sociais quanto à importância do uso de máscara como barreira mecânica. A recomendação municipal se baseia em estudos científicos recentes e boletim do Ministério da Saúde que apontam que as máscaras faciais servem como medida adicional na prevenção contra o contágio do novo coronavírus.

A indicação é que, mesmo sem sintomas de gripe ou resfriado, as máscaras de tecido devem ser utilizadas pela população quando for preciso sair de casa. Outra recomendação importante é que as máscaras cirúrgicas e N95 devem ser utilizadas apenas por profissionais de saúde.

“Estamos pedindo à população que, caso seja necessário sair, usem as máscaras de tecido que podem até mesmo ser feitas em casa. É fundamental deixarmos claro que a máscara não substitui as principais medidas de prevenção que incluem a lavagem frequente das mãos com água e sabão e o distanciamento social. A recomendação continua sendo para que todos fiquem em casa”, disse o prefeito Divaldo Lara.

O secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, disse que o objetivo é evitar a propagação do vírus. “A meta é proteger e evitar que, involuntariamente, pessoas assintomáticas, ou seja, que podem estar infectadas mas não têm nenhuma demonstração, possam transmitir o vírus. Usar máscara caseira também é uma atitude cidadã e de respeito ao próximo”, pontou Kalil.

Como usar

A máscara de tecido deve cobrir completamente o nariz e a boca e não deve ser tocada durante o uso. Se precisar arrumar, faça isso com as mãos limpas e pelas laterais. Também é preciso lavar as mãos antes de retirá-la, usando os elásticos para puxar.

 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Memória da Prefeitura de Bagé

Responsável: Indiara Deamic