Bagé ultrapassa meta de vacinação de idosos contra Influenza na primeira etapa da campanha

Em Bagé, assim como em todo país, a vacinação nacional de imunização contra a Influenza A (H1N1 e H3N2) teve seu calendário antecipado, estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS). Nesta terça-feira (28), a coordenação municipal de imunizações, da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, divulgou o balanço da vacinação nos idosos e trabalhadores da saúde que ultrapassou a meta, chegando a 110,69% do público-alvo idoso. A meta era vacinar 17 200 idosos, porém, com a busca ativa através das visitas domiciliares, esse número chegou a 19 038 imunizados. Em relação aos profissionais da saúde, 2 591 profissionais da área receberam a vacina, o que representa o índice de 102,29%.

Segundo a coordenadora de imunizações, Tatiana Miranda, com a mudança do início da campanha, de abril para março, medida adotada para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe, devido a circulação do coronavírus no país, cada estado e município buscou estratégias para diminuir concentração de pessoas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Em Bagé, a Secretaria de Saúde, através do setor de imunizações, atuou atendendo os critérios de distanciamento social e, por isso, adotou medidas como a de vacinar os idosos em suas residências, além de duas ações de drive-thru, o que acabou dando certo. Neste ano, a procura pela vacina e adesão por parte dos idosos foi bem mais elevada que no ano anterior”, completou. A coordenadora ainda falou que a antecipação do Ministério da Saúde se deu por conta da pandemia do novo coronavírus. Por isso, as doses para idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde, na linha de frente ao combate à pandemia, foi o primeiro grupo a receber a vacina para ajudar nos diagnósticos de Covid-19, já que os sintomas são parecidos com a gripe.

Para o secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, a explicação para que o município tenha ficado acima da meta é que “focamos todo esforço para alcançar primeiro os idosos e, com isto, muitos  foram vacinados. Mas, só para esclarecer, embora com a fase terminada, não significa dizer que vamos parar a vacina. Nossos profissionais e também idosos que ainda não foram vacinados, vão poder receber a dose”. O gestor explica que a vacinação é uma importante ação de prevenção da gripe, porém não dispensa medidas básicas de proteção. “São cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar tocar no rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. A Influenza é uma doença comum e acomete várias pessoas em todo o país”, disse.

A coordenadora disse ainda que contou com todo esforço e dedicação das equipes de profissionais que atuaram nas unidades básicas de saúde e responderam significativamente para que fosse possível superar a meta para os idosos. Ela destacou todo apoio do governo, através do prefeito municipal Divaldo Lara.

Nesta segunda fase, que iniciou em 16 de abril, estão sendo imunizados profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas; caminhoneiros, profissional de transporte coletivo e trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Memória da Prefeitura de Bagé
Responsável: Indiara Deamici