Hecho en casa: Proyecto Tapabocas

Os esforços de enfrentamento ao coronavírus acontecem de diferentes formas e surgem nos dez campi da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Somando-se às quase 50 ações com esse propósito em andamento na Universidade, a professora do curso de Letras Espanhol do Campus Jaguarão, Cristina Pureza Duarte Boéssio, decidiu usar suas habilidades em costura, anteriormente desenvolvidas como um hobby, para confeccionar máscaras de tecido para proteção contra a Covid-19.

A ideia surgiu no final de março, após a professora mostrar algumas máscaras que havia confeccionado para os integrantes do projeto “Español para Niños”, curso destinado às crianças e desenvolvido junto ao Laboratório de Ensino de Espanhol para Crianças e Formação Docente, o qual coordena.

A ação tem recebido o apoio da comunidade da Unipampa em Jaguarão e da comunidade jaguarense, através de doação de materiais para confecção. O transporte e distribuição conta com a disponibilidade de Anália Carvalho, Eduardo Carvalho, Isadora Carvalho e Nestor Billafan, do Supermercado Casarão Mix. Desde então, têm se estabelecido uma rede para distribuição gratuita das máscaras.

As máscaras são confeccionadas em tecido de algodão e buscam seguir as recomendações básicas do Ministério da Saúde. Desde o início da ação, já foram distribuídas cerca de 300 máscaras caseiras.

Com informações de Simone Prior Prietsch