Unipampa realiza pesquisa sobre fatores psicossociais frente à pandemia

Toda a comunidade está convidada a participar da pesquisa “Avaliação dos Fatores Psicossociais frente à Pandemia de Covid-19 (Sars-CoV-2)”, realizada pelo Núcleo de Pesquisa em Estudos Sociais em Saúde (NUPESS) e Núcelo de Pesquisa Ambiente e Educação em Saúde (NUPAES) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A partir de um formulário online a ser preenchido pelos participantes, os pesquisadores buscam compreender os impactos da pandemia de Covid-19 na vida cotidiana das pessoas, tendo em mente as medidas de confinamento que foram adotadas no Brasil e no mundo para conter o avanço da epidemia.

A participação se dá com o preenchimento de um questionário que contempla questões pessoais (renda, trabalho, moradia, composição familiar, histórico de doenças crônicas) e questões sobre as mudanças na sua vida cotidiana após a pandemia. A participação é anônima e os participantes não são identificados. O questionário está disponível pela Internet.

A partir dos resultados obtidos, os responsáveis pela pesquisa afirmam que será possível contribuir para a reflexão e a formação de respostas para o enfrentamento da pandemia.

Por Aline Reinhardt da Silveira – Assessoria de Comunicação Social (ACS)