Estudo estadual sobre o coronavírus apresenta segunda rodada de resultados

Os resultados da segunda fase do estudo que investiga a disseminação do coronavírus na população do Rio Grande do Sul foram divulgadas no final da manhã desta quarta-feira, 29. Foram realizadas entrevistas e aplicação de teste rápidos em 4,5 mil pessoas de nove cidades. A estimativa da pesquisa é que para cada 1 milhão de habitantes sejam 1,3 mil infectados e apenas 108 notificados oficialmente. A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) é parceira da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) na realização do estudo.

Outro dado do estudo, nessa segunda fase, é que para cada caso da doença no estado existam 12 não notificados. Estes casos podem variar entre cinco, em um cenário conservador, e, 26 em um cenário agressivo. Na primeira fase eram quatro não notificados para cada caso confirmado.

Desse modo, o número real de pessoas infectadas pelo coronavírus no estado passaria de 15 mil, três vezes mais do que apontou a primeira fase da pesquisa realizada há duas semanas. Oficialmente a Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirma 1.350 casos.

Distanciamento social

A segunda fase também apontou dados sobre o distanciamento social. De acordo com os dados coletados nos dias 25 e 26 de abril observa-se um aumento do número de pessoas que saem de casa diariamente, passou para 28% e na primeira fase do estudo eram 20%. Assim, baixou a porcentagem de pessoas que ficam em casa todo o tempo e que saem só para tarefas essenciais.
O estudo segue com a realização de testes rápidos e entrevistas nos dias 9 a 11 e 23 a 25 de maio nos municípios de Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Canoas e Porto Alegre. A pesquisa tem participação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas.

Com informações do Grupo de Trabalho de Enfrentamentos à Covid-19