Coronavírus: catadores de recicláveis recebem EPIs

A Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, por meio da Vigilância em Saúde, esteve vistando algumas unidades de reciclagem, na tarde desta terça-feira (05), verificando se as medidas de proteção contra o Coronavírus, para os catadores de materiais, estão sendo obedecidas. Na oportunidade, a equipe realizou a entrega de materiais informativos e equipamentos de proteção individual (EPI), como máscaras e luvas aos trabalhadores.
O coordenador da Vigilância, Geraldo Gomes, contou que a ação conjunta entre os órgãos e, também, a colaboração dos proprietários das reciclagens estão oferecendo condições de prevenção ao coronavírus para os catadores de recicláveis. “O momento também foi de levar informações e esclarecer dúvidas, além de orientar os catadores sobre o uso correto de máscara, lavagem das mãos e uso do álcool em gel 70%, manuseio dos carrinhos que transportam os materiais recicláveis, entre outras dicas”, destacou o coordenador.

Carlos Rogério de Oliveira Medeiros, proprietário de dois pontos de reciclagem, possui 13 funcionários trabalhando nesses locais e disse que todos estão recebendo os equipamentos necessários para o enfrentamento da pandemia. “É importante receber mais informações porque a gente pode repassar aos colaboradores, redobrando os cuidados e precauções”, ressaltou, em relação aos materiais recebidos pela Vigilância. Medeiros também disse que as duas reciclagens estão funcionando com os portões fechados para evitar acúmulo de pessoas, além de estarem obedecendo a medida de distanciamento correto, sendo uma das prioridades.

“Os catadores de materiais recicláveis receberam uma atenção especial do Governo. Mesmo em época de pandemia do Coronavírus, estes trabalhadores, que executam importante trabalho em prol do meio ambiente, continuam a exercer suas tarefas diárias e precisam de proteção e segurança”, reforçou o secretário de Saúde, Mário Mena Kalil.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Memória da Prefeitura de Bagé
Responsável: Indiara Deamici