Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária produz materiais com orientações sobre a Covid-19

Com o objetivo de entregar à sociedade instruções e informações relevantes relacionadas à prevenção da disseminação da Covid-19, tutores e residentes do Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária (PRIMV), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), estão elaborando materiais gráficos e em vídeo. A produção está sendo divulgada por meio do Alô Corona Vet, pelo WhatsApp, e pelo Instagram @alocoronavet, que integram o projeto de extensão PRIMV no enfrentamento da Covid-19, coordenado pela professora Ingrid Rios Lima Machado, do Campus Uruguaiana.

A proposta de confecção de material informacional e didático para a população foi dos tutores do PRIMV, que observaram que a ação seria importante para os residentes. Segundo a docente, Maria Ligia de Arruda Mistieri, os residentes em Medicina Veterinária atuam em diferentes Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do município de Uruguaiana e integram a equipe que atende as demandas da comunidade junto ao enfrentamento/prevenção da pandemia. “Havia a ansiedade de expandir as ações de promoção de saúde que esses alunos realizam junto ao SUS, para além dessas ESFs. Assim, foram organizadas ideias e formas para que a promoção à saúde e prevenção da disseminação da Covid-19 pudessem atingir o maior número de pessoas”, explica Mistieri.

O projeto visa à conscientização dos cidadãos e a produção do material com foco em três assuntos principais: uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e prevenção da transmissão da Covid-19; segurança alimentar na prevenção da Covid-19; e Alô Corona Vet, que são diferentes canais de comunicação criados para sanar dúvidas referentes a relação homem/animal/ambiente no enfrentamento da Covid-19. O Alô Corona Vet inclui atendimento pelo WhatsApp às terças-feiras, às quintas-feiras e aos sábados, das 7h às 19h, enquanto durar o distanciamento social, para o esclarecimento de dúvidas. O número para contato é (55) 99450762.

Para a professora Mistieri, a Unipampa tem papel fundamental na instrução da população e na disseminação de informações sérias e baseadas em ciência. “Faz parte das funções dessa Instituição tornar informação científica acessível e compreensível para todos”, enfatiza.

Isolamento social e o novo coronavírus

Distanciamento social, isolamento, quarentena e lock down

Tenho que sair de casa, e agora?

Precisou sair? Siga esses cuidados para evitar o coronavírus

Por Franceli Couto Jorge – Assessoria de Comunicação Social (ACS)