Ação para ajudar as empresas de São Borja e região se reinventarem durante e depois da crise gerada pelo COVID-19

Ação “Tempo de Empreender” lança a série de vídeos “Novos Desafios”, no Facebook e Instagram

Na quinta-feira, dia 14 de maio, foi lançado pelo Projeto de extensão Nova Visão: Criatividade, Inovação e Empreendedorismo sem Fronteiras a ação “Tempo de Empreender: Novos Desafios”, a qual prevê a postagem de mais de 6 (seis) vídeos, tanto no Facebook quanto no Instagram, para ajudar empreendedores e empresários a refletir sobre seus negócios e a se reinventarem diante da crise causada pela pandemia do COVID-19, permitindo um despertar para soluções inovadoras e superação desse momento tão delicado.

Assim, foram desenvolvidos, por uma equipe de professores e alunos voluntários, esses vídeos, com duração máxima de um minuto, a serem veiculados no período de 14 a 22 de maio com temas como comportamento do consumidor, atendimento, programação visual nas apresentações, sustentabilidade ambiental, marketing, criatividade e inovação. Os vídeos estarão disponíveis no Facebook e Instagram do projeto.

O projeto
Na primeira década do Século XXI, após ser identificada a necessidade de alavancar o desenvolvimento regional na região das Missões, a FECOMÉRCIO do Rio Grande do Sul, propôs às entidades empresariais um projeto com dois eixos desenvolvimento regional e educação empreendedora para chegar a elaboração de um planejamento estratégico para a região, no qual São Borja estava inserida, através do SINDILOJAS-SB. Entre a entidades, lideranças e instituições de ensino públicas e privadas convidadas a participar, a UNIPAMPA assumiu a coordenação do eixo educação empreendedora.

Neste sentido, em 2007 foi elaborado e registrado pelo prof. João Antônio Gomes Pereira um projeto de extensão na Unipampa Campus de São Borja que atendesse a demanda. Esse projeto desde seu início realizou várias ações e passou recentemente por uma atualização, passando a denominar-se Projeto “Nova Visão: Criatividade, Inovação e Empreendedorismo sem Fronteiras”. Hoje o projeto é executado em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar) de São Borja. “Esse eixo do projeto é executado com apoio das instituições públicas de ensino técnico e superior de São Borja, a partir da iniciativa de entidades empresariais,” disse João Antônio Pereira, professor do curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa e coordenador do projeto. Para ele a ação trás “conhecimento para ajudar os empresários a refletir sobre esse momento e enfrenta-lo com criatividade e inovação”.

O objetivo projeto é incentivar o pensamento empreendedor na comunidade e estimular a criatividade e inovação, possibilitando oportunidades de desenvolvimento regional. Também são objetivos do projeto e suas ações estimular o empreendedorismo das séries iniciais ao ensino superior e também por isso que ele é integrado ao Grupo de pesquisa GIEMAD – Grupo Interinstitucional de Estudos Multidisciplinares em Administração.

Os vídeos da ação Tempo de Empreender edição Novos Desafios
A ação já conta com quatro (4) vídeos publicados em suas plataformas, e podem ser acessados pelos links abaixo:

Vídeo 1: Novos desafios para velhos e novos empreendimentos
Com o professor João Antônio (Unipampa)
Facebook: https://www.facebook.com/369634993650248/videos/928132247608909/
Instagram: https://www.instagram.com/p/CAL7waIl2W4/?utm

Vídeo 2: Gestão Ambiental
Com o professor Ismael (UERGS)
Facebook: https://www.facebook.com/369634993650248/videos/280255766484298/
Instagram: https://www.instagram.com/p/CAQqAKZAmyE/?utm

Vídeo 3: Como sair do fim do mundo e iniciar outro
Com o professor João Antônio (Unipampa)
Facebook: https://www.facebook.com/369634993650248/videos/713514682733397/
Instagram: https://www.instagram.com/p/CATU8xyAwdv/?utm

Vídeo 4: Novas experiências para um novo consumidor
Com a professora Juliana (Unipampa)
Facebook: https://www.facebook.com/369634993650248/videos/918380851920877/
Instagram: https://www.instagram.com/p/CAYB7JHFg6G/?igshid=1i2w8nggo2vq8

Quem precisar conversar com os palestrantes dos vídeos e esclarecer eventuais dúvidas podem fazer contato pelos seguintes meios:
E-mail: projetonovavisaofronteiras@gmail.com
Para saber mais e acompanhar toda a série de vídeos:
Facebook: Proj. Nova Visão: Criatividade, inovação e empreendedorismo sem fronteiras
Instagram: @proj_nova_visao

 

Informação enviada por Muriel Pinto – Coordenador Acadêmico do Campus São Borja