Ações da Incubadora de Economia Popular Solidária da Fronteira da Paz no enfrentamento dos impactos sociais e econômicos causados pela Pandemia da COVID-19

A Incubadora de Economia Popular Solidária da Fronteira da Paz, sediada na Unipampa, campus Sant‘Ana do Livramento, coordenada pelo prof. Altacir Bunde, que integra outras duas instituições públicas: UERGS e IF-Sul, vem realizando uma série de atividades no município como forma de enfrentamento aos impactos sociais e econômicos causados pela Pandemia da COVID-19. Estas ações têm se direcionado, principalmente, para a Associação de Catadores Novo Horizonte no município. As catadoras e catadores vêm sendo impactados pela Pandemia de diferentes formas mas, especialmente, pelas dificuldades de realizar a coleta nas ruas. Destaque-se que muitas famílias são numerosas e vivem em condições precárias, além de terem em casa pessoas de grupos de risco. Outro problema enfrentado é a queda na geração de resíduos recicláveis e de seu preço, o que comprometeu sobremaneira a renda dessas famílias.

Diante disso, as ações têm se direcionado para a busca de apoio junto a outras instituições e servidores destas três instituições de ensino público envolvidas na Incubadora, priorizando a busca de recursos para aquisição de cestas básicas e a organização de cozinha comunitária para aquelas pessoas que estão atuando na coleta. Além disso, o IF-Sul disponibilizou máscaras faciais e 20 litros de álcool gel para serem utilizados pelas catadoras e catadores.

Informação enviada por Altacir Bunde – docente Campus Santana do Livramento – Curso de Ciências Econômicas