Boletim de Casos RS x Mundo – 08/05/2021

Mundo
– A média móvel de casos confirmados no RS apresenta lenta redução, mas permanece em patamar elevado. Em patamar ainda mais elevado, o Uruguai apresentou redução nos últimos dias. O Brasil, também em patamar elevado, apresenta relativa estabilidade. Alemanha, Canadá e EUA, ainda em nível inferior, conseguiram controlar o aumento de casos. A Itália desacelera recorrentemente. A França, após aceleração abrupta, apresenta redução recorrente nos casos. Reino Unido e Portugal mantêm níveis mais baixos.
– A média móvel de óbitos no RS permanece alta tendo sido ultrapassada pelo avanço bastante rápido no Uruguai. No Brasil, a média cai desde 11 de Abril, embora em patamares ainda elevados.
– Dentre as regiões próximas ao RS, há elevação recente na média de óbitos como proporção da população no Uruguai, Paraguai e Argentina.

Brasil
– Na segunda quinzena de fevereiro, os 3 estados do sul apresentaram aumento expressivo na média móvel de casos como proporção da população, avanço interrompido próximo ao dia 10 de março, quando se iniciou um processo de redução estendido até o dia 04 de abril. A partir de então apresenta-se relativa estabilidade. No PR, há uma elevação nos últimos 10 dias.
– A média móvel de óbitos nos 3 estados do Sul também apresentou aumento expressivo em fevereiro e março e apresentou queda durante o mês de Abril. Nos últimos dias a queda tem ficado cada vez mais lenta. No PR, há uma elevação da média móvel de 7 dias.
– PR (10,7), RJ (10,2) e CE (9,3) apresentam a maior média móvel de óbitos por 100 mil hab. do país. O RS, com 7,5, apresenta a 13ª maior média.
– O RS apresenta a 8ª maior taxa de mortalidade acumulada de óbitos (226,8 por 100 mil hab). Com a inclusão de 139 registros ontem, o estado chegou a 25.807 óbitos, com a média semanal de 122,7 óbitos incluídos por dia e redução semanal de 13,5%.

Boletim diário de casos em países selecionados, Brasil e RS