PROGRAMA BOLSAS SANTANDER GRADUAÇÃO

Foi publicado na tarde de hoje (15/04/2021) o edital do processo seletivo do PROGRAMA BOLSAS SANTANDER GRADUAÇÃO.

O Programa de Bolsas Santander Graduação tem por escopo propiciar o recebimento de apoio financeiro no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) mensais para auxiliar os custos de realização do curso superior, como material didático, aos estudantes selecionados pela UNIPAMPA que apresentem excelente desempenho acadêmico e condições financeiras desfavoráveis.

Serão selecionados 4 estudantes da Unipampa para receber quatro bolsas-auxílio no valor unitário de R$ 300,00 (trezentos reais) por mês, durante o período de 12 (doze) meses.

Para mais informações sobre os prazos e a documentação acesse https://sites.unipampa.edu.br/daeinter/editais/

O prazo para inscrições no site do banco Santander acaba amanhã (16/04)!

Andifes lança Programa de Mobilidade Virtual Internacional

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) está lançando hoje (6) o edital para a primeira edição do Programa de Mobilidade Virtual Internacional, com a oferta de cursos com duração de seis semanas por plataforma 100% digital.

Nessa fase, todas as universidades federais podem se inscrever para participar do programa. De acordo com o coordenador do Conselho de Gestores de Relações Internacionais das IFES (CGRIFES), professor Waldenor Barros, a expectativa é de nessa primeira chamada já sejam ofertados pelo menos 120 cursos. “Os cursos serão todos de curta duração – seis semanas, oferecidos virtualmente pelas universidades federais brasileiras para seus alunos, com 30% das vagas, e para os nossos parceiros internacionais 70% das vagas. Os cursos devem ser ofertados em inglês, francês, espanhol ou em qualquer outro idioma em que os professores sejam aptos e fluentes”, detalha.

Ainda segundo o professor, os cursos serão gratuitos. “Pretendemos com essa ação iniciar um processo de mobilidade virtual que se expanda em um programa regular, sistemático e de maior porte. Neste primeiro momento, esperamos contribuir para a promoção da educação superior brasileira no exterior, dando visibilidade à qualidade da educação que nós oferecemos. Além disso, temos o propósito de iniciar ações em rede. Assim como nós temos a ação já iniciada pela Andifes com a Rede IsF de idiomas, temos interesse de cada vez mais trabalhar em sinergia com as universidades federais em rede”, enfatiza.

Acesse o Edital aqui.

 

Cursos online gratuitos – CREFAL (México)

Cursos gratuitos do Centro de Cooperación Regional para la Educación de Adultos en América Latina y el Caribe (CREFAL).
Os cursos, intitulados “Estrategias y herramientas para la docencia virtual” e “Diseño de materiales educativos digitales con soporte en comunidades de práctica“, serão gratuitos, contarão com carga horária de 80 horas/aula cada um e ocorrerão de 27 de abril a 21 de junho. Serão ministrados “on-line” e estão direcionados a docentes, estudantes e assessores técnico-pedagógicos. As inscrições poderão ser feitas a partir de 15 de abril no “website” da CREFAL (www.crefal.org).”
Maiores informações sobre os cursos podem ser verificadas nos documentos abaixo:

Intercâmbio Virtual Universidad de Manizales (Colômbia)

A Universidad de Manizales, na Colômbia, está ofertando vagas para intercâmbio virtual para estudantes da Unipampa.

Como funciona:

  1. O candidato interessado deve preencher o formulário de candidatura e encaminhar o documento para daeinter@unipampa.edu.br junto com o restante da documentação solicitada.
  2. A Unipampa encaminha a documentação para a UManizales.
  3.  O setor de Relaciones Interinstitucionales e Internacionales de UManizales revisa a documentação e envia a carte de aceite diretamente para a Daiinter.

Estudantes que não são nativos do idioma espanhol devem apresentar comprovante de nível intermediário (B1/B2) de espanhol.

Confirma quais cursos estão com vagas disponíveis para intercâmbio virtual na UManizales.

Cursos de Português para Estrangeiros a distância

Estão abertas, até o dia 17 de março, as inscrições para dois cursos de português para estrangeiros ofertados pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA. Os cursos terão duração de 6 semanas (de 22 de março a 30 de abril), com carga-horária de 30h e certificação. São desenvolvidos a distância, pelas plataformas Moodle e Google Meet. Abaixo, links para as inscrições:
CURSO BÁSICO: Curso de Português como Língua Adicional em Contexto de Imersão I (Aulas síncronas nas segundas ou terças à noite, conforme escolha da maioria dos estudantes, no formulário de inscrição)

CURSO INTERMEDIÁRIO: Curso de Leitura e Produção de Textos em Português como Língua Adicional – Nível Intermediário (Aulas síncronas nas terças à noite)

 

 

Bolsa ELAP – Programa de Futuros Líderes nas Américas

O Governo do Canadá no Brasil tem o prazer de anunciar que o processo seletivo para a Bolsa ELAP – Programa de Futuros Líderes nas Américas está aberto. Encerrando dia 30 de março de 2021, todas as informações podem ser acessadas no site oficial da Bolsa:

https://www.educanada.ca/scholarships-bourses/can/institutions/elap-pfla.aspx?lang=eng

Reiteramos que os candidatos interessados – estudantes, pesquisadores / professores – devem entrar em contato com o Escritório Internacional de sua instituição para saber mais sobre parcerias e acordos de intercâmbio com instituições canadenses. As instituições brasileiras, então, devem fornecer a documentação dos candidatos elegíveis aos seus parceiros no Canadá, que, por sua vez, enviam ao Governo Canadense os pedidos de bolsas de estudo em nome dos candidatos de países elegíveis até 30 de março de 2021.

Lembramos que é necessário um prévio acordo existente entre a instituição brasileira e a canadense para os interessados da Graduação. Para Mestrandos e Doutorandos, não há necessidade da sua instituição brasileira já ter um acordo com uma instituição Canadense, porém, mesmo assim, todo o processo deverá ser feito através do Escritório Internacional da Instituição brasileira.

Prêmio Fernão Mendes Pinto 2021

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) anuncia a abertura de candidaturas ao Prêmio Fernão Mendes Pinto 2021 http://aulp.org/pfmp-2021/.

Este prêmio, atribuído anualmente pela Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), tem como objetivo galardoar uma dissertação de mestrado ou de doutoramento que contribua para a aproximação das Comunidades de Língua Portuguesa, explicitando relações entre comunidades de, pelo menos, dois países.