Chamada UNESCO-IESALC

O Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e o Caribe (UNESCO-IESALC) divulga chamada para estudantes e professores que desejem relatar suas experiências em meio à suspensão das aulas presenciais ocasionada pela pandemia do Covid-19.

Como parte da iniciativa de promover a continuidade das atividades de ensino e aprendizagem nesse contexto, a UNESCO-IESALC convoca estudantes e professores universitários a compartilhar suas experiências a partir de testemunhos individuais, por meio de vídeos de até um minuto ou textos de até 500 palavras.

Esta convocatória tem por finalidade fazer um balanço das diferentes maneiras que estudantes e professores têm adotado para lidar  com o aprendizado e o ensino universitários à distância, além de fornecer bons exemplos e práticas a serem seguidas com base em experiências positivas, inspiradoras e inovadoras.

Para mais informações sobre como participar, acesse: http://www.iesalc.unesco.org/2020/04/29/iesalc-convoca-a-estudiantes-y-profesores-a-contar-su-experiencia-ante-la-suspension-de-clases-por-la-crisis-del-covid-19/

Edital para alunos e ex-alunos de Letras – Assistentes de Conversação na Espanha

A Rede Andifes ISF divulga edital de Assistentes de Conversação na Espanha lançado pela Rede Andifes IsF e a Embaixada da Espanha, conforme Acordo publicado na página da ANDIFES (http://www.andifes.org.br/institucional/redeisf/)!

É uma oportunidade para você, aluno ou ex-aluno de Letras da UNIPAMPA, atuar em escolas Ensino Secundário de quatro comunidades autônomas na Espanha (Andaluzia, Castela e Leão, Estremadura e Galícia), para auxiliar no ensino de português como língua estrangeira.

As inscrições irão até o dia 03 de maio de 2020!

Verifique as condições do edital disponível na página da Andifes (link mencionado acima) e, caso esteja no perfil e seja do seu interesse, inscreva-se pelo formulário de inscrição da Rede Andifes IsF: https://bit.ly/IsF_assistente_espanha

Você também terá que enviar os documentos em formato PDF para o e-mail editais@programaisf.pro.br para finalização da primeira etapa de inscrição.

Caso seja classificado, você também terá a oportunidade de ter um curso de formação de ensino de português para estrangeiros (participação obrigatória), totalmente on-line como preparação para a experiência, a ser realizado nos meses de julho e agosto de 2020.

São 5 vagas, mas serão classificados 15 candidatos (10 em cadastro reserva).

Os candidatos selecionados atuarão como assistentes de conversação na Espanha por um período de 8 meses, e 1 de outubro de 2020 até 31 de maio de 2021. Essas datas poderão ser revistas dependendo da situação da Pandemia da COVID-19 no Brasil e na Espanha.

Verifique sua elegibilidade e se inscreva para esta oportunidade!

Núcleo Gestor IsF

REDE ANDIFES ISF

Teste TOEFL IBT pode ser realizado de casa

A DAEINTER divulga a aplicação do teste TOEFL IBT (Internet Based Test) na  modalidade at home
Considerando as alterações causadas pela pandemia do COVID-19, a partir do dia 02 de abril o teste pode ser realizado de casa. Interessados podem inscrever-se para a at home edition através do link www.ets.orghttps://www.ets.org/s/cv/toefl/at-home/
Esta modalidade de teste não é a mesma aplicada pela UNIPAMPA em anos anteriores. Trata-se da versão IBT, aplicada por centros cadastrados e que tem custo de inscrição.
Além disso, há requisitos de equipamento para que a prova seja realizada de forma remota. O equipamento necessário pode ser conferido aqui https://www.ets.org/s/cv/toefl/at-home/equipment/
Nos links abaixo, há materiais para estudo e treinamento:

SUSPENSO – Processo Seletivo Capes – Brafitec (França)

 EM RAZÃO DA PANDEMIA MUNDIAL PELO COVID-19, A SELEÇÃO ABAIXO ENCONTRA-SE SUSPENSA POR PRAZO INDETERMINADO.

Este processo destina-se aos alunos de graduação da UNIPAMPA na especialidade de Engenharia, interessados em participar de pré-seleção para concorrerem à bolsa de estudos de 12 (doze) meses na França, na modalidade CAPES – BRAFITEC (projeto 258/20).

O período de estudos no exterior abrange o período de setembro/2020 a junho/2021, com possibilidade de prorrogação em função da realização de estágios ou dupla diplomação.

Para maiores informações sobre este processo seletivo clique AQUI.

SUSPENSO -Programas Bramex e Bracol – Edital aberto.

ATENÇÃO: EM RAZÃO DA PANDEMIA MUNDIAL PELO COVID-19, A SELEÇÃO ABAIXO ENCONTRA-SE SUSPENSA POR PRAZO INDETERMINADO.

Os programas BRACOL/BRAMEX têm como principais objetivos fortalecer a internacionalização da atividade acadêmica, criar frentes de colaboração e reciprocidade, com o objetivo de abrir a Universidade para o mundo, buscando como resultado aproximar as pessoas da ciência, fortalecer o intercâmbio bilateral e propiciar aos estudantes indicados a oportunidade de acesso às culturas estrangeiras bem como contrastar com a experiência própria, adquirir uma visão mais rica e universalista da realidade e de promover maior integração entre Brasil/Colômbia e Brasil/México.

Acompanhe o processo seletivo e editais clicando no menu em EDITAIS

edital_053-2020_intercambio_estudantil_programas_bracol_brasil-colombia_e_bramex_

 

MOBILIDADE NA ARGENTINA

A  Universidade de Mendoza,  parceira da UNIPAMPA, recebe inscrições para mobilidade internacional. Para conhecer os cursos acesse Oferta Académica de Grado. Essa modalidade não contempla auxílio financeiro, apenas a isenção de mensalidades.
ATENÇÃO :
Prazo: 05 de abril de 2020.
Submissão de candidatura:
2º Solicite à Coordenação de seu Curso que inicie processo no SEI, conforme os procedimentos indicados pela DAEINTER em: https://sites.unipampa.edu.br/daeinter/mobilidade/graduacao/estudante-unipampa-no-exterior-outgoing/. Junto aos documentos, ele deverá anexar também uma cópia do formulário de postulación que você preencheu on line.

Retificação do edital PROMISAES

A DAEINTER informa que o edital 27/2020 foi retificado, conforme segue:

4. DOS QUANTITATIVOS DA EDIÇÃO

4.1. Serão disponibilizadas 4 (quatro) bolsas mensais no valor de R$ 622,00 (seiscentos e vinte e dois reais) pelo período de 12 meses, de janeiro a dezembro de 2020.

Destacamos que os alunos selecionados receberão o benefício de forma retroativa, salvo os que receberam qualquer outro tipo de auxílio nos meses de janeiro e fevereiro.