Resumo:
Este projeto de ensino tem como objetivo fornecer uma formação complementar aos acadêmicos do curso de Letras, professores em formação inicial, quanto à educação especial e inclusiva, levando em consideração adaptações necessárias ao ensino de língua espanhola para pessoas com deficiência (PCD). Buscar-se-á atingir o objetivo geral por meio de palestras, oficinas, elaboração de materiais de ensino, a fim de auxiliar a prática destes profissionais, estimulando práticas inclusivas através da língua espanhola.
Objetivos
Geral
– Fornecer subsídios teóricos e práticos que auxiliem o professor de espanhol, em formação inicial, em sua prática pedagógica, promovendo assim um ensino inclusivo de forma efetiva a alunos com deficiências.
Específicos
– Oportunizar aos professores em formação inicial conhecimentos sobre os aspectos gerais das deficiências: intelectual, auditiva e visual;
– Criar rede de apoio entre os professores em formação inicial, professores em atuação e profissionais de educação especial;
– Promover a reflexão sobre as adaptações no planejamento e nos materiais para o ensino de espanhol inclusivo e efetivo;
-Exercitar práticas pedagógicas adaptadas à inclusão no processo de ensino-aprendizagem de espanhol.
Temas abordados:
Espanhol e a inclusão;
Ensino de espanhol e a deficiência intelectual;
Ensino de espanhol e a deficiência auditiva;
Ensino de espanhol e a deficiência visual.