5ª Jornada de Física

Descrição:

Minicursos, entrevistas e inúmeras lives: estas serão as componentes principais do “5º Evento Científico Unificado – Jornada de Física”, que ocorrerá de forma remota entre os dias 17 e 21 de maio, numa organização conjunta dos Cursos de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Ceará (IFCE), e que este ano se subordinará ao tema “O que os físicos fazem: diálogos sobre formação acadêmica e atuação profissional”.

A ideia deste evento científico surgiu em 2016, sendo que em 2019 a organização celebrou os 100 anos da observação do Eclipse em Sobral, no Ceará, cujos resultados (imagens fotográficas) foram essenciais para comprovação da deflexão da luz pela gravidade, previsão da Relatividade Geral. Em vista da importância científica da cidade de Sobral, a terceira edição do Evento Científico Unificado: Jornada de Física, teve como tema “Sobral e a Relatividade Geral: 100 anos da confirmação da curvatura da luz pela gravidade” e foi sediado pelo IFCE Sobral, pela UVA Sobral e CED Sobral, constituindo uma parte da programação do Centenário de Eclipse.

Em 2020, a quarta edição estava programada para ocorrer na cidade de Fortaleza/CE, mas, devido ao estado de saúde pública e o agravamento das infecções pelo novo corona vírus, decidiu-se por realizar apenas uma programação virtual que foi denominada de “Evento Online do Dia do Físico”.

Agora, em 2021, o evento apresenta-se ainda mais robusto e diversificado, com a participação de cerca de duas dezenas de vários institutos federais e universidades federais e estaduais, numa programação riquíssima.

A UNIPAMPA marcará presença na programação deste evento com a participação da docente e pesquisadora, Profa. Eliade Lima (faça sua inscrição no site https://jfu.vpeventos.com/#/inscricao/5-evento-cientifico-unificado-jornada-de-fisica).

Organização: IFCE; UNIR; IFTO; IFAP; SEDUC-CE; FUNCAP; IFPI; IFPB; IF SERTÃO PE; IFRN; UERJ; UFOP; UFCG; UFERSA; IF UFAL; UECE/FECLI; UFCE; UNILAB; UNIPAMPA; UFRGS

Data: 17/05/2021 até 21/05/2021
Horário: das 08:00 às 22:00