A Luta dos Povos Tradicionais de Matriz Africana na Perspectiva da Soberania Alimentar

Descrição:

A palestra A Luta dos Povos Tradicionais de Matriz Africana na Perspectiva da Soberania Alimentar é segunda formação do cronograma do projeto Povo de Terreiro em Ação: construção de espaços de empoderamento social e político-cultural.

Tem como como objetivo trazer a efetiva contribuição do Conselho do Povo de Terreiro para o segmento cultural-religioso que representa e depende de sua organicidade, a qual se fortalece na formação dos participantes dos Ilês como instrumento político de mobilização e compreensão dos fundamentos e estratégias para o combate da intolerância religiosa e o respeito aos conhecimentos advindos da ancestralidade.

A palestra de lançamento do projeto bem como as próximas formações insere-se no processo de constituição de políticas públicas e na superação da desigualdade de gênero e étnico-racial, as quais estão presentes no cotidiano dos terreiros.

Deste modo, este projeto realizado em parceria com o Fórum de Promoção da Igualdade Racial, do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Extensão ALAMOJU/Unipampa e com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia, possibilitará o empoderamento para a luta e a construção coletiva de uma identidade do Povo de Terreiro de Uruguaiana, mas sem desconstruir a diversidade de formas de culto e compreensões da relação entre a religião e a esfera pública.

Palestrante:

Tata Edson, Ngangadilé, 55 anos, oriundo de Porto Alegre RS. Coordenador Nacional de Articulação Política do FONSANPOTMA (Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana).

Mediador:

Prof.  Paulo Roberto Silveira: Professor da Unipampa Campus Itaqui, Doutor pelo Programa Interdisciplinar em  Ciências Humanas pela UFSC e Coordenador do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Extensão Alamoju.

Organização: Assessoria de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão

Data: 12/09/2020
Horário: das 09:30 às 10:30

Local: evento virtual
URL para acesso: Canal da ADAFI no YouTube