Ciclo Formativo “Pesquisa no fomento da docência. Docência no diálogo com a pesquisa”

Descrição:
Tendo em vista a  RESOLUÇÃO Nº 272, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2019 (https://sites.unipampa.edu.br/consuni/files/2020/02/res–272_2019-programa-de-formacao-docente.pdf), a qual prevê, no  Art. 13, que “o professor do corpo docente efetivo participará obrigatoriamente de no mínimo 15 horas anuais de ações de formação continuada”, a Subcomissão de Formação Docente do campus Bagé, em conjunto com o Mestrado Acadêmico em Ensino e com o Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (GAMA) estão propondo um ciclo formativo aberto, ou seja, não restrito apenas aos docentes da UNIPAMPA, mas a qualquer pessoa com interesse em participar, intitulado “Pesquisa no fomento da docência. Docência no diálogo com a pesquisa”.  São previstos 10 módulos independentes (cada pessoa se inscreve nos módulos que lhe interessar), sendo cada um deles constituído de atividades síncronas de 1h de duração e 4h de atividades assíncronas, totalizando, para cada módulo, 5h.  A metodologia da formação prevê a leitura prévia de um artigo científico atual, focado em pesquisas vinculadas à docência e um debate síncrono sobre o texto lido, visando estabelecer relação com as atividades docentes e/ou investigativas dos participantes inscritos.
módulo 1  já se encontra com as inscrições abertas e incentivamos que você divulgue essa ação para alunos de pós-graduação da UNIPAMPA, colegas de outras universidades e demais pessoas interessadas nos temas que iremos debater.
Módulo 1) Aprendizagem Multimídia, vídeos educacionais, Design Thinking, microlearning (segunda, dia 21 de junho, das 17h30min às 18h30min).

Para estreia do ciclo, teremos como debatedor convidado deste módulo Ricardo Gerbaudo (que é da área de Ciência da Computação e é Mestre em Engenharia e Gestão da Inovação pela Universidade Federal do ABC). Ele é o primeiro autor do artigo que iremos debater no Módulo 1.

Estamos aguardando a sua inscrição através do link: https://freeonlinesurveys.com/s/sfkDQisF#/0
Sugere-se aos participantes que tragam perguntas prévias para a discussão no grupo à luz da leitura do texto, conectando o  conteúdo do artigo à realidade institucional que temos. Em cada encontro, haverá um responsável por apresentar uma breve síntese do artigo, de 10 a 15 minutos e nos minutos seguintes se dará o debate, até completar uma hora de duração. Ao término do debate, será disponibilizado um instrumento para avaliação e contabilização de participação no módulo, no qual cada participante deverá escrever uma síntese sobre as reflexões geradas a partir do texto e/ou novos questionamentos que poderão ser levantados em encontros subsequentes.
Período de inscrição para o Módulo 1: até atingir o limite de 80 inscritos ou até o dia 20 de junho.
Os debates síncronos de cada módulo acontecerão pelo Google Meet e ocorrerão nas segundas-feiras entre às 17h30min e às 18h30min (com intervalos quinzenais entre os módulos ou intervalos maiores no período de férias entre os semestres).
O último módulo do ciclo está previsto para o dia 06 de dezembro de 2021.
E-mail de contato: subcfd.bage@unipampa.edu.br

Organização: Subcomissão de Formação Docente do Campus Bagé; Mestrado Acadêmico em Ensino; Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (GAMA).

Data: 21/06/2021 até 06/12/2021
Horário: das 17:30 às 18:30