Conversas sobre Políticas Culturais

Descrição:
Conversas sobre Políticas Culturais

Para marcar o encerramento do semestre remoto, no dia 18 de dezembro de 2020, das 15h às 17h, ocorrerá uma atividade do Projeto de Extensão “Conversas sobre Políticas Culturais” da Prof. Dra. Carla Rabelo e dos discentes Lukhas Karibe Marzochi Oliveira Melo, Paola Fernandes Soccas, Caroline Ferreira Oliveira e Athemis Nunes da Fonseca.

O encontro online contará com as presenças do Prof. Dr. Albino Rubim (UFBA/CNPq) e Prof. Dr. Alexandre Barbalho (UECE/UFC). Ambos são referências nos estudos do campo da Cultura e são destaques na bibliografia do bacharelado em Produção e Política Cultural da UNIPAMPA.

O evento online será gratuito e aberto a todas e todos que tiverem interesse, bastando apenas fazer a inscrição pelo formulário para receber o link do google meet e também atestado de participação: https://forms.gle/6CxpuUMGZZUv4VyS6

Informações: ppcult.unipampa@gmail.com

Resumo do projeto homologado na UNIPAMPA:

O projeto de extensão Conversas sobre Políticas Culturais além de promover a articulação entre universidade e comunidade externa, tem por objetivo oportunizar o acesso à discussão online conjunta com artistas, especialistas, atuantes nas gestões de secretarias de cultura, produtores culturais, pesquisadores, estudantes, entre outros tipos de saberes que atravessam as políticas culturais. Um dos pilares norteadores para as conversas é a discussão posta pelo pesquisador Albino Rubim sobre as três tristes tradições que marcam as políticas culturais nacionais: ausências, autoritarismos e instabilidades. Elementos que nos ajudam a traçar debates para problematizar os rumos do campo cultural em diálogo com cidadãs e cidadãos de Jaguarão e outras localidades. Nossos objetivos visam a composição de capital cultural, fomento à cidadania cultural e acesso aos direitos culturais de sujeitos com identidades e diferenças. Esses direitos estão previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU) de 1948. Por isso, reconhecemos dentre tais direitos o de receber formação cultural e o direito a participar de canais de debate, crítica e reflexão, nesse caso, sobre os rumos das políticas culturais municipais, estaduais e federais. Ressalta-se que este projeto vem ao encontro de outras ações e experiências acumuladas que desenvolvemos com estudantes e bolsistas no âmbito da UNIPAMPA, como o “Grupo de Estudos em Políticas Culturais” que foi executado durante o período de tutoria (2015-2019) do PET Produção e Política Cultural com encontros periódicos abertos à comunidade para debater livros e textos acadêmicos do campo das políticas públicas em cultura. Portanto, este projeto pretende acionar estes conhecimentos e ampliar as discussões para todo e qualquer cidadão(a) interessado(a) ou desinteressado(a) nesta pauta. Por fim, espera-se contribuir com a divulgação do bacharelado em Produção e Política Cultural para a comunidade de Jaguarão e de outros lugares fortalecendo a natureza diversa do curso.

Organização: Profa Dra Carla Daniela Rabelo Rodrigues (campus Jaguarão)

Data: 18/12/2020
Horário: das 15:00 às 17:00

Local: evento virtual
URL para acesso: Link para inscrições