Cultura gaúcha em debate na Unipampa

Descrição:

A cultura gaúcha é para todes? O questionamento provocativo é título da palestra de Clarissa Ferreira, que debate representações e implicações da cultura gaúcha através da música e da literatura. A atividade é gratuita e ocorrerá no auditório do campus Bagé da UNIPAMPA, dia 12 de agosto, às 15h. Além da palestra haverá um pocket show juntamente com Ana Matielo e o lançamento do livro Gauchismo Líquido.

Clarissa Ferreira é violinista, etnomusicóloga, pesquisadora e compositora. Bacharela em violino (UFPEL), mestra (UFRGS) e doutora (UNIRIO) em Etnomusicologia, pós-graduanda em Arteterapia. Atuou na música regional por cerca de dez anos em grupos musicais de CTGs, produções fonográficas e festivais. Do contato com a cultura gaúcha surgiram indagações para suas pesquisas acadêmicas, que ocasionou a criação do Gauchismo Líquido em 2014, trazendo conteúdos em texto, vídeos e podcast, uma dissertação de mestrado neste mesmo ano intitulada “Campeirismo musical e os festivais de música nativista do sul do Brasil: a (pós)modernidade (re)construindo o ‘gaúcho de verdade’” e uma tese de doutorado em 2018 com o título “‘Toca um jazz no galpão’: a construção de identidades profissionais e musicais na música independente contemporânea do Rio Grande Do Sul”.

Palestra: “A cultura gaúcha é para todes?”

A partir da exposição de suas pesquisas acadêmicas de mestrado e doutorado em Etnomusicologia que investigam as representações de identidade a partir da música e literatura regional, serão levantadas questões como: o negligenciamento do indígena, do negro e da mulher nas representações do Rio Grande do Sul; o papel da arte e da cultura na formação das identidades e comportamentos sociais; a mídia e as políticas culturais nas formações das identidades regionais; e o papel do cientista pesquisador de cultura na atualidade.

Lançamento do livro “Gauchismo Líquido: reflexões contemporâneas do Rio Grande do Sul”

É o primeiro livro da doutora em etnomusicologia e compositora Clarissa Ferreira, e traz reflexões sobre a cultura do Rio Grande do Sul, pensando sobre suas construções identitárias e representações na música e na literatura. “Líquido” vem do sociólogo Bauman, quando se refere à contemporaneidade, onde nada é feito para durar, para ser “sólido”, contrariando entendimentos estanques sobre tradição. Na obra, a autora debate sobre a representação das mulheres na música e literatura gauchesca, a constituição do estilo e entendimento estético do que passou a se considerar música gaúcha, entre algumas visões críticas sobre como se constitui essa cultura na complexa teia da indústria cultural.

Organização: Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UNIPAMPA - PROEXT; Comitê de Gênero e Sexualidade da UNIPAMPA; Sociedade Uruguaia de Socorros Mútuos.

Data: 12/08/2022
Horário: das 15:00 às 16:30

Local: Auditório da Unipampa
Endereço: Campus Bagé