IV Encontro de Qualidade de Vida da Unipampa – Consequências físicas do coronavírus e aspectos psicológicos no retorno ao trabalho presencial

Descrição:

O Encontro de Qualidade de Vida da Unipampa, que está em sua quarta edição, é um projeto de iniciativa da Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST), vinculada à Coordenadoria de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoal (CQVDP) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE). Tem por objetivo promover atividades de integração e bem-estar, criando uma cultura de valorização da sua própria saúde, por meio de hábitos saudáveis de vida e de trabalho.

A quarta edição do Encontro traz como título “Consequências físicas do coronavírus e aspectos psicológicos no retorno ao trabalho presencial”. Assim como na edição anterior, o IV Encontro ocorrerá na modalidade online e terá transmissão ao vivo no Canal do YouTube da PROGEPE. O evento é exclusivo aos técnicos-administrativos e docentes da Unipampa e ocorrerá no dia 17 de maio, das 14h às 16h. Será fornecido certificado de 4 horas a todos os servidores que participarem.

Considerando o retorno presencial das atividades na modalidade presencial após pouco mais de 2 anos em trabalho remoto devido à pandemia do coronavírus, ressalta-se a importância da discussão sobre questões relacionadas à saúde física e mental neste momento de readaptação da vida, especialmente nos casos em que o servidor foi acometido pelo coronavírus.

Nesse sentido, dentre os objetivos da quarta edição do Encontro de Qualidade de Vida está enfatizar os impactos de sequelas físicas e mentais da COVID-19 no ambiente laboral, bem como sensibilizar gestores e colegas de trabalho para que o retorno presencial pós-pandemia ocorra de forma segura e humanizada. Além disso, o evento abordará algumas estratégias para promoção da saúde mental neste contexto de retomada das atividades presenciais e orientações para as chefias em relação às formas de identificar e acolher casos que necessitem de acompanhamento específico.

Para compartilhar seus conhecimentos e experiências, contaremos com a participação das colegas da PROGEPE: a psicóloga, Camila Perez e as médicas, Luciana Rockenbach e Renata Brasil. Também teremos a participação dos docentes do Curso de Fisioterapia do campus Uruguaiana, Antonio Castro, como palestrante, e Nelson Serrão, como mediador.

Organização: Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) vinculada à Coordenadoria de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoal (CQVDP) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE)

Data: 07/06/2022
Horário: das 14:00 às 16:00

Local: evento virtual
URL para acesso: Canal do YouTube da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas