“O Afeganistão dos Talibãs e suas implicações sobre o Grande Oriente Médio”

Descrição:

O curso de História-Licenciatura, a partir do Laboratório de Estudos da História do Mundo Árabe e Islã (LEHMAI) e do Laboratório de História Social e Política (LAHISP), convida a comunidade acadêmica da Unipampa para palestra com o Prof. Dr. Mohammed Nadir, professor visitante no curso de Bacharelado de Relações Internacionais (BRI) da Universidade Federal do ABC (BRI-UFABC), intitulada “O Afeganistão dos Talibãs e suas implicações sobre o Grande Oriente Médio”.

O evento será realizado no dia 8 de setembro às 19h e conta com inscrições gratuitas a serem realizadas no seguinte formulário eletrônico: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScgq2OZi1Ea4cj-3Ag4YbPXorqRohp2hIGDY-d7Bx_SP_a4BA/viewform .

Segundo o Prof. Dr. Mohammed Nadir (BRI-UFABC): “De ‘heróis’ da guerra civil afegã, os Talibãs se tornaram em regentes de uma estrutura reacionária e ultraortodoxa religiosa. A restrição dos direitos fundamentais, o desprezo pelas mulheres e a brutalidade definiram a atuação deste grupo. A perseguição dos EUA à Osama Bin Laden, serviu como pretexto para a invasão do Afeganistão. Mas, os americanos se envolveram em um imbróglio sem saída, que confirmou o Afeganistão como o cemitério dos impérios. A retirada caótica dos EUA e da Nato, evidenciou a falta de estratégia militar, política e a incapacidade em lidar com os conflitos periféricos. A missão de erradicação dos Talibãs foi um fracasso e tudo leva a crer que, com sua nova ascensão ao poder, o pior ainda está por vir”. Estes serão alguns dos temas abordados pelo professor em sua palestra, o nosso novo convidado do LAHISP e LEHMAI para o diálogo na noite do dia 8 de setembro.

Mohammed Nadir possui graduação em História – Université Mohammed V-Rabat, Diplôme d’Études Approfondies (DEA)/Especialização em História Moderna pela Universidade Mohammed V de Rabat-Marrocos; Mestrado em História da Expansão Ultramarina Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2004) e Doutorado em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2012). Foi também pesquisador de Pós Doutorado em Direito (PNPD-CAPES) na Universidade Federal de Santa Maria, Professor Colaborador na Universidade Federal de Santa Maria. É Pesquisador no OPEB-UFABC; Coordenador do GT África no OPEB-UFABC; Pesquisador no Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC) da Universidade de Coimbra; Pesquisador no Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP). Tem experiência na área de História, Relações Internacionais, História e Direito, Diplomacia, com ênfase à História Moderna e Contemporânea, História Global, atuando principalmente nos seguintes temas: História de Marrocos e Portugal, de África, Médio Oriente, América Latina (Com ênfase ao Brasil). Ultimamente tem dedicado interesse à novos temas tais como os Direitos Humanos, Geopolítica Ambiental, Cosmopolitismo.

A atividade será transmitida pelo canal do LEHMAI no Youtube.

Outras informações, solicitamos que entrem em contato pelo email: lab.mundoarabe@gmail.com .

O evento é gratuito.

Organização: Curso de História-Licenciatura, a partir do Laboratório de Estudos da História do Mundo Árabe e Islã (LEHMAI) e do Laboratório de História Social e Política (LAHISP)

Data: 08/09/2021
Horário: das 19:00 às 21:30