Simpósio Integrado dos PPGs de Uruguaiana

Descrição:

O simpósio integrado é uma iniciativa dos Programas de Pós-Graduação (PPG) da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana que visa criar um espaço para o debate e para a apresentação dos projetos dos grupos de pesquisas vinculados à universidade.

Em sua 5ª edição terá como temática: A Formação e a Inserção dos PPGs na Comunidade.

Os programas de pós-graduação que organizam essa edição são:

Inicialmente o evento foi criado para um público acadêmico, especificamente para os grupos de pesquisa vinculados aos PPGs envolvidos na organização do evento. No entanto, após as últimas duas edições entendemos que nossos objetivos iniciais foram alcançados devido à considerável participação da comunidade externa. Com alegria percebemos que o evento chegou a outros públicos.

Neste contexto, o crescimento do evento nos proporcionou novos olhares e até a quebra de nossos paradigmas. Aquele evento que iniciou de maneira caseira e despretensiosa, cresceu e foi além da divulgação interna de nossas pesquisas e a partilha de conhecimento entre os PPGs da UNIPAMPA – campus Uruguaiana. Passamos da divulgação da pesquisa para a transversalidade de nossos temas devido ao altíssimo nível das temáticas abordadas e naturalmente aquilo que era muito simples “transbordou” e se estendeu atingindo a comunidade.

Neste ano, o objetivo do evento é aproveitar o momento de alta conectividade via eventos virtuais para acolher a comunidade acadêmica de instituições de ensino superior públicas e privadas do estado do Rio Grande do Sul e de cidades fronteiriças da Argentina e do Uruguai, bem como profissionais da região graduados em áreas afins aos PPGs e potenciais candidatas(os) à pós-graduação.

Além disso, as(os) participantes terão a oportunidade de apresentar propostas, assistir e debater com convidadas(os) de renome nacional e internacional, oriundos do meio acadêmico.

Organização: Prof. Michel Mansur Machado Coordenador Substituto do PPGECQVS

Data: 21/09/2021 até 23/09/2021