V Seminário (Des)Fazendo Saberes na Fronteira: decolonizar o saber, o poder, o ser e o viver

Descrição:

O Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Violência, Gênero e Sexualidade – ATENA e o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Pampa, RS, Brasil, tem a satisfação de convidar a comunidade de pesquisadores(as), profissionais e ativistas para o V SEMINÁRIO (DES)FAZENDO SABERES NA FRONTEIRA, evento que ocorrerá de forma híbrida de 28 a 30/08/2024, no Campus da Unipampa, em São Borja, RS, Brasil.

O “V Seminário (Des)Fazendo Saberes na Fronteira: decolonizar o saber, o poder, o ser e o viver”, visa promover o encontro entre estudantes, professoras(es), pesquisadoras(es) e demais participantes com foco interdisciplinar em diferentes áreas do conhecimento das ciências sociais e humanas, dando conta de base epistemológica e empírica, que lançam o desafio de problematizar políticas, saberes e práticas em diversos contextos temporais, sociais e culturais da vida social, propiciando o diálogo intercultural e a cooperação científica voltados para potencializar processos educacionais e de pesquisas, entre países latino-americanos e europeus que contribuam para o bem viver.

Nesta perspectiva, o evento terá como eixos articuladores Sessões de Mesas Redondas, Grupos de Trabalho (trabalhos completos/artigos e resumos), MinicursosExposição Cultural e Feira de Cultura Popular.

As Sessões de Mesas Redondas e os Grupos de Trabalho articuladas no evento, reunirão representantes de Instituições universitárias, Programas de Pós-Graduação, Grupos de Pesquisa, bem como de movimentos populares e de instituições governamentais e não-governamentais, para compartilhar e discutir desafios e perspectivas, propostas e experiências educacionais e de pesquisas, principalmente de grupos historicamente excluídos da sociedade, indígenas, quilombolas, povos tradicionais, povos originários e movimentos populares de raízes ancestrais, dentre outros grupos, como mulheres, negros(as), LGBTQIAPN+, crianças, juventude, pessoas em situação de rua, idosos, pessoas com deficiência, entre tantos outros grupos, atravessados por marcadores sociais de desigualdades e opressões.

Espera-se que os(as) participantes identifiquem interesses comuns que mobilizem a construção e a sustentação de projetos interinstitucionais, interculturais, em âmbitos nacional e internacional.

Inscrições gratuitas em: https://www.even3.com.br/v-seminario-desfazendo-saberes-na-fronteira-decolonizar-o-saber-o-poder-o-ser-e-o-viver-426178/

Período Chamadas
11/01 a 31/03/2024
Período para proposições de Grupos de Trabalhos (GTs)
05/04 a 05/06/2024 Período de Inscrição para submissão de Comunicações Orais nos Grupos de Trabalho (artigos/trabalhos completos e resumos)
05/04 a 05/06/2024
Chamada para proposições de Minicursos
20/04 a 05/06/2024 Chamada de inscrição para a I Exposição de Cultura Popular
05/07/2024 Divulgação das Comunicações Orais, Minicursos e Exposição aceitos
05/04/ 2024 a 20/08/2024 Inscrição para Ouvintes
06/06/2024 a 20/08/2024 Inscrições para participantes nos Minicursos
01/07 a 31/07/2024 Chamada para a Monitoria
10/07/2024 Divulgação da Programação Final
28/08 a 30/08/2024 Realização do V Seminário
Até 05/09/2024 Prazo de envio no sistema dos artigos/trabalhos completos para publicação nos Anais do V Seminário
Pós-evento Publicação dos textos completos de Simpósios Temáticos e Resumos nos anais eletrônicos do evento.

Emissão de certificados.

Esperamos você!

Organização: Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja–RS; Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP/ Unipampa); Grupo de Pesquisa "Gênero, Ética, Educação e Política" (CNPq/Unipampa); Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Violência, Gênero e Sexualidade – ATENA/Unipampa; Programa de Extensão Mulheres Sem Fronteiras - Unipampa.

Data: 28/08/2024 até 30/08/2024
Horário: O dia inteiro.