Jaguarão | Programa de Formação de professores de Espanhol

Jaguarão

Fonte Imagem: IBGE

Jaguarão é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localizado no extremo sul do país, o município faz fronteira com o Uruguai por conta disso é visto pelo governo federal como alternativa de travessia internacional pelo rio Jaguarão.

Encontra-se, em Jaguarão, um acervo de construções que datam da metade do século XIX. Mais de 800 prédios estão em bom estado de conservação e catalogados pela Prefeitura Municipal. As fachadas dessas estruturas remetem a variados estilos arquitetônicos, nos quais predomina a beleza dos portais e obras artesanais.

O município possui dois centros de tradições, sendo eles o Centro de Tradições Gaúchas Rincão da Fronteira e o Centro de Tradições Gauchas Lanceiros da Querência. Ambos os CTGs carregam consigo a responsabilidade de cultivar a história gaúcha e para isso, comumente realizam vários eventos durante todo o ano.com Deve destaque o 27 de Janeiro, data que deu origem à denominação de “Cidade Heróica” à Jaguarão. Há um Piquete que cultua bastante as tradições gaúchas e recentemente foi colocado no calendário da prefeitura na semana farroupilha, o PTG Raízes da Fronteira.

Jaguarão tem como economia de base a pecuária, e agricultura. Na região, é comum encontrar fazendas especializadas na produção de arroz, sendo que o grão é o principal produto produzido e comercializado no mercado.

Referencias

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica

Prefeitura do Município de Bagé

Camara Municípal de Bagé