Santana do Livramento | Programa de Formação de professores de Espanhol

Santana do Livramento

Santana do Livramento

Fonte Imagem: IBGE

Santana do Livramento é um município do estado do Rio Grande do Sul, localizado na região Sul do Brasil. No passado, Santana do Livramento foi ocupado, inicialmente, pelos índios minuanos e charruas. Por volta do ano de 1810, houve um combate entre forças portuguesas e espanholas, saindo vitoriosas as primeiras. Posteriormente, os oficiais que guarneciam as fronteiras foram aos poucos levantando moradias, constituindo, assim, os primeiros núcleos de colonização no território.

Em 1834, a Sra. Ana Ilha de Vargas, fazendeira abastada, doou à igreja uma imagem de Nossa Senhora de Santa Ana, na condição de ser esse o nome dado ao curato. O município passou, então, a denominar-se Santana do Livramento e, mais tarde, somente Livramento. Em 1957, foi restituída a antiga denominação.

Distrito criado com a denominação de Sant’Ana do Livramento, no município de Alegrete, alcançou a categoria de vila com a denominação de Sant’Ana do Livramento, desmembrado de Alegrete. Constituído do distrito sede, enfim instalado em 29 de junho de 1857. Elevado à condição de cidade com a denominação de Santana do Livramento.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 4 distritos: Santana do Livramento, São Diogo, Upamaroti e Quaraí. Por Ato Municipal em agosto de 1912, são criados os distritos de Ibicuí; Pedregal; Conceição e Passo do Espinilho os quais foram anexados ao município de Santana do Livramento.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído por um conjunto com sete distritos: Santana do Livramento, Upamaroti, Ibicuí, Conceição, São Diogo, Passo do Espinilho e Pedregal. Não figurando o distrito de Quaraí.