História do GEODes

 

O Grupo de Estudos sobre Organizações e Desenvolvimento (GEODes) começou a funcionar em 01 de março de 2016, estendendo suas atividades, de forma ininterrupta, até 20 de dezembro de 2022. Ao longo desta fase de seu funcionamento, foram 35 encontros que geraram oportunidade para discussão de textos sobre as relações entre o desenvolvimento e as organizações, mas também sobre questões conceituais e metodológicas inerentes a este espaço de conhecimento.

Artigos científicos produzidos pelos participantes puderam contar com a contribuição do grupo, qualificando-os para o espaço de publicação. Pesquisas foram realizadas, dentre as quais a definição do perfil do consumidor no Festival de Binacional de Enogastronomia, nos anos de 2019 e 2022.

O grupo sempre esteve aberto para a participação de discentes da graduação e da pós-graduação (em específico mestrandos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Administração), tendo contado, ao longo de seu funcionamento, com participações da comunidade santanense, entre os quais egressos da graduação e da pós-graduação da Universidade. Na busca por esta aproximação, em 2019, o grupo organizou a 1a Semana do Meio Ambiente e o 1o Seminário Experiências de Desenvolvimento Sustentável: da Teoria à Prática (ofertados concomitantemente). Ainda neste sentido, durante o período de pandemia COVID-19, o grupo ousou transformar conhecimento acadêmico em linguagem mais acessível à comunidade, publicando textos em um Blog chamado Conversas Produtivas (https://geodesconversasprodutivas.blogspot.com/). Foram 11 textos publicados ao longo do ano de 2020, com mais de 1000 visualizações.

O distanciamento social criado pela pandemia cobrou seu preço e o grupo perdeu fôlego ao longo do ano de 2021. Ao longo de 2022, com a retomada do ensino presencial e a necessidade de superação de todos os problemas oriundos da pandemia, tanto os acadêmicos, quanto os pessoais, o grupo praticamente não se reuniu.

O ano de 2023 foi de planejamento de várias atividades de pesquisa, de ensino e de extensão. No ensino, novos desafios se impõem para o envolvimento dos discentes da graduação com a leitura, com o debate de ideias e com a construção de um conhecimento crítico. O novo projeto pedagógico do curso de ciências Econômicas, adaptou-se para inclusão das atividades de extensão no seu currículo, o que também impõe desafios ao quadro docente. Complementarmente, o início da construção de um projeto de Stricto Sensu para a área de Economia exige uma maior sinergia entre
os professores e a construção coletiva de pesquisa e publicações. Estas novas perspectivas ampliam as possibilidades de organização e funcionamento de um grupo de estudos, como o GEODes. O projeto aqui apresentado foi organizado no intuito de retomar seu funcionamento, aproximá-lo das
demandas tanto da graduação em economia, quanto do projeto de Stricto Sensu que está sendo construído nesta área do conhecimento, mantendo características positivas desenvolvidas ao longo da história do grupo.