Discurso como paraninfo da 8ª turma de Ciências da Natureza | GIPPE – Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Prática de Ensino

Discurso como paraninfo da 8ª turma de Ciências da Natureza

Magnífico Reitor, professor Marco Antonio Fontoura Hansen, em nome de quem cumprimentamos todas as autoridades da mesa, e outras aqui presentes;
Professores e servidores/funcionários homenageados:
Estimados colegas, senhoras e senhores.

Meus Queridos Afilhados,

O tão esperado dia chegou! Meus parabéns a vocês e aos seus familiares.
Hoje somos iguais, a separação de mestre e aprendiz não existe mais. Pode-se perceber essa igualdade em nossas vestimentas, a cor preta (ausência de cor) simbolizava a humildade que o estudante deve ter diante da grandeza da ciência, o branco (a soma de todas as cores). Cada profissão tem sua cor e seus símbolos, e as nossas cores não mostram o quanto sabemos, mas a área do nosso saber. O meu azul, apenas mostra que sou um bacharel, preparado para o trabalho frio e metódico de um laboratório. Mas vocês com esse lindo Lilás, são muito mais importantes. São responsáveis por uma profissão que vocês escolheram ou que escolheu vocês, nunca saberemos e que é a base do futuro de uma nação! Não menosprezem a nossa profissão pelo pouco dinheiro que ganharão, digo de coração que não existe profissão mais gratificante.
Ser professor de ciências da natureza é mais do que ensinar química, física, biologia, matemática…é ser importante para quem mais precisa. Talvez as aulas de vocês não façam a diferença para muitas pessoas, mas com certeza farão muita diferença para quem realmente necessita. Acreditem nos seus alunos, pois eles são como diamantes, só se tem o verdadeiro valor depois de lapidados e polidos.
Mudando um pouco de assunto… Como o tempo passou…ainda lembro quando vocês entraram na primeira aula comigo. E agora já são meus colegas, isso mesmo, meus colegas!! Como vocês vão deixar saudade, já me dói o coração…Eu o professor Frio, Bravo, autoritário, chato, e sei lá mais o que vocês me chamavam….Quero que saibam que tudo o que fiz foi pensando em vocês…alguns acompanhei desde antes da graduação, outros durante toda a graduação e uns ainda bem mais próximo ao final!! Mas todos vocês deixam um pouco de cada um em meu coração, minha admiração, minhas preces, meus pensamentos sempre serão para vocês!
Mas, isso não é um ADEUS é apenas um até breve…
E para finalizar deixo apenas essas palavras,
Não esperem ser amados por seus alunos,
apenas amem eles, mas amem pra valer….
pois o amor é reciprocidade, então no final, bem no final de tudo,
quem será amado, serão vocês!

Muito Obrigado!