Artigo que mostra alterações na sensibilidade plantar e pressão plantar em crianças obesas aceito para publicação na Clinical Biomechanics

Nesta semana nosso artigo “Obese children experience higher plantar pressure and lower foot sensitivity than non-obese“, com autoria de Emmanuel da Rocha, Denise Bratz, Larissa Gubert, Ana de David e Felipe Carpes, foi aceito para publicação na revista Clinical Biomechanics. Dentre as principais contribuições do trabalho destaca-se a significante perda de sensibilidade plantar encontrada entre crianças obesas, o que ajuda a explicar alterações na pressão plantar, bem como queixas de dor na região da planta dos pés entre crianças acima do peso recomendado para a idade. O estudo também mostra que o apoio bipedal parece mais indicado para detecção de alterações na pressão plantar entre crianças obesas de não-obesas, e que a obesidade infantil leva a falhas em componentes da propriocepção, neste caso, mecanorreceptores da planta do pé. Dentre as implicações dos resultados está o fato da sensibilidade plantar deficitária, combinada com maiores sobrecargas experienciadas pelas crianças obesas, afetar o desempenho de uma série de tarefas do dia a dia onde o suporte do peso corporal é requerido, explicando queixas de dor na região da planta do pé e que são comuns entre crianças acima do peso recomendado. Por fim, o estudo sugere que a avaliação da sensibilidade plantar deve ser incluída nas rotinas de avaliação clínica de crianças obesas.

Este estudo foi parcialmente financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). O artigo completo está disponível neste link.