Muscle Physiology Symposium

 

Atualização 21/03/2020: Nosso evento será adiado, e tão logo seja possível remarcaremos uma nova data!

 

Sobre o evento

XX e XX de XXXX de 2020 na Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana

O “Muscle Physiology Symposium” é um evento inédito que ocorrerá em Uruguaiana, na Universidade Federal do Pampa, e ao longo de dois dias promoverá debates em nível avançado nas temáticas de contração muscular, características do tecido muscular, efeitos do uso, desuso e doenças sobre a fisiologia, bioquímica e farmacologia aplicadas ao sistema neuromuscular, promovendo a interação entre estudantes de diferentes níveis e cientistas da área.

O evento contará com a participação de professores da instituição e de três convidados externos, sendo um deles o prof. Walter Herzog, considerado um dos principais cientistas do mundo na área de fisiologia muscular. O evento terá palestras em inglês e português.

.

 

..

Palestrantes externos convidados

Marco Vaz
Prof. Walter Herzog Profa. Heiliane Fontana Prof. Marco Vaz
University of Calgary UFSC UFRGS

.

Walter Herzog (University of Calgary)

Walter Herzog recebeu seu diploma de graduação em Educação Física pela Universidade Federal Tecnológica de Zurique (Suiça) e realizou seu doutoramento em Biomecânica na Universidade de Iowa (Estados Unidos). Ele então se mudou para a Universidade de Calgary (Canadá) para realizar um estágio de pós-doutorado. Logo em seguida se tornou um professor do Departamento de Cinesiologia naquela universidade.  Walter é o atual diretor do Laboratório de Performance Humana e professor nos cursos de Cinesiologia, Engenharia, Medicina e Medicina Veterinária na Universidade de Calgary. Ele também é o coordenador da área de Biomecânica Celular e Molecular do conselho de pesquisa do Canadá. A pesquisa que Walter desenvolve cobre muitas áreas, mas seu interesse principal, e sem dúvida seu maior impacto científico, tem sido na compreensão dos mecanismos de contração muscular. Walter tem também muitos reconhecimentos a serem mencionados, e alguns dos mais recentes envolvem o prêmio Geofrrey Dyson Award, concedido pela Sociedade Internacional de Biomecânica do Esporte, em homenagem a sua carreira, e o prêmio Borelli Award, concedido pela Sociedade Internacional de Biomecânica. Walter é um dos mais cientistas mais citados no mundo na área da biomecânica, com mais de 22.500 citações do seu nome.

Heiliane Fontana (Universidade Federal de Santa Catarina)

Heiliane é doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Universidade de Calgary (PDSE -CAPES) e Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UDESC. Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Ciências Morfológicas do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina e Programas de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação e de Educação Física da mesma Universidade. Seus interesses estão voltados ao estudo dos determinantes biomecânicos, anatômicos e fisiológicos da função/disfunção do aparelho locomotor e das adaptações desses frente ao exercício físico, à reabilitação e ao envelhecimento. Currículo Lattes.

Marco Aurélio Vaz (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Marco Vaz Licenciado em Educação Física (1985) pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutor em Cinesiologia (1996) e Pós-Doutor em Biomecânica Musculoesquelética (2004) pela Universidade de Calgary (Canadá). Professor Titular da ESEFID-UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEFID-UFRGS. Membro do Conselho Executivo da Sociedade Internacional de Biomecânica (2009-2015), do Conselho Mundial de Biomecânica (2010-2022) e da Diretoria da Sociedade Brasileira de Biomecânica (2009-2017). Coordenador do Setor de Plasticidade Neuromuscular do Laboratório de Pesquisa do Exercício da ESEFID-UFRGS. Trabalha com pesquisa básica nas áreas de Biomecânica Neuromuscular e Esquelética, Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva, Eletrotermofototerapia, Diferentes Modelos de Plasticidade Neuromuscular (Treinamento Físico, Problemas Traumato-Ortopédicos, Fadiga Neuromuscular, Dano Muscular, Doenças Degenerativas e Reumatológicas, Envelhecimento, Repouso no Leito, Espasticidade), e Biomecânica do Esporte. Currículo Lattes.

.

PROGRAMAÇÃO

XX/XX/20 (sexta-feira)
18:00 h (30 min) Abertura do evento
18:30 h (60 min) Palestra 1 Mysteries of Muscle Contraction

Prof. Walter Herzog (University of Calgary)

XX/XX/20 (sábado)

08:30 h – café da manhã

09:00 h (50 min) Palestra 1 The mechanics of agonistic muscles

Profa. Heiliane Fontana (UFSC)

10:00 h (50 min) Palestra 2 Neuromuscular electrical stimulation

Prof. Marco Aurelio Vaz (UFRGS)

11:00 h (60 min) Painel 3 All about muscle and adaptation

debate com os palestrantes

12:30 h – Encerramento

...

PARCEIROS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

LOCAL E CONTATO

Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana

gnap@unipampa.edu.br

acompanhe detalhes do evento no nosso instagram @gnap_unipampa

.

Viagem e hospedagem em Uruguaiana

Desde Porto Alegre e outras cidades do RS existem linhas de ônibus para Uruguaiana. Desde Porto Alegre e linha de ônibus é operada pela Empresa Planalto. Também é possível chegar de avião. A Azul Linhas Aéreas opera o aeroporto de Uruguaiana (aeroporto internacional Rubem Berta). Para estadia, Uruguaiana tem boa opções no Airbnb. Também recomendamos o hostel Marques de Carabal e os hoteis Glória, Presidente, River, Faris Turis, Mainardi, da Fronteira, Khatib, que possuem preços que variam, para quarto individual, de R$ 90 a R$ 230.