Curso “Cognição, envelhecimento e neurodegeneração: abordagens para a pesquisa básica”

Sobre o evento

O curso Brasil-Espanha “Cognição, envelhecimento e neurodegeneração: abordagens para a pesquisa básica” tem como público alvo estudantes de graduação e pós-graduação vinculados aos grupos de pesquisa que atuam em temas relacionados à fisiologia e neurociência. A proposta é fruto de um histórico de colaboração entre os grupos de pesquisa envolvidos, um brasileiro e um espanhol, que desenvolvem estudos conjuntos na área de exercício e envelhecimento/doenças neurodegenerativas.

A colaboração entre os grupos proponentes começou em 2017, quando uma então aluna de doutorado do grupo brasileiro realizou estágio de doutorado sanduíche junto ao grupo espanhol Age and Exercise Research – Fresh Age, da Universidade de Valência (UV), Espanha (https://www.uv.es/freshage/team.htm). Em 2017/2018, a docente coordenadora desta proposta foi convidada a atuar na Universidade de Valência através do Programa de Pesquisadores visitantes da universidade, quando trabalhou na instituição pelo período de 3 meses, onde iniciou uma colaboração em pesquisa com o grupo Freshage.

O grupo FreshAge, liderado pelos professores José Viña, Mari Carmen Cabrera-Gomez e Ana Lloret, se destaca na linha de envelhecimento, exercício físico e estresse oxidativo e publicou mais de 300 artigos em periódicos internacionais (lista de publicações disponível em https://www.uv.es/freshage/publications.htm), além de ter participado da formação de muitos estudantes de pós-graduação. O grupo tem especial destaque na linha de envelhecimento e fragilidade, tendo validado um escore para avaliação da fragilidade em animais experimentais com base nas observações clínicas em humanos.

Profa. Ana Lloret – Unievrsidade de Valência, Espanha

A profa. Ana Lloret é doutora em Fisiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Valência, onde atualmente é professora. Ela tem como principal linha de pesquisa o papel do estresse oxidativo e migração neuronal na doença de Alzheimer. Seu grupo elucidou a importância das mitocôndrias na geração de oxidantes por sua interação direta com o peptídeo beta-amilóide de Alzheimer. Nos últimos anos, seus estudos têm se concentrado no estudo das alterações moleculares produzidas pela toxicidade induzida pela beta-amilóide, um tópico que o nosso grupo gaúcho também tem pesquisado e publicado bastante. No período do curso a profa. Ana Lloret estará atuando junto ao Grupo de Pesquisa em Fisiologia, com apoio do Edital Pesquisador Visitante Estrangeiro do CNPq.

Profa. Pâmela B. Mello-Carpes – Unievrsidade Federal do Pampa, Brasil

A profa. Pâmela Mello-Carpes é doutora em Fisiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e é docente da Unipampa há 10 anos. Ela tem como principal linha de pesquisa a neurobiologia da aprendizagem e memória, estudo estes aspectos em situações normais e em doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer. Seu grupo elucidou os efeitos da novidade e do exercício físico sobre a memória, com destaque para o envolvimento dos sistema dopaminérgico e noradrenérgico. Também lidera pesquisas que investigam o impacto da privação de cuidados no início da vida. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Programação

O curso será ministrada parte em inglês e/ou espanhol, buscando atender também um ensejo da CAPES de que os programas de pós-graduação desenvolvam atividades em língua estrangeira, e parte em português. Terá duração de 12 horas, distribuídas ao longo de 4 dias. As atividades incluirão períodos de apresentação de conceitos, métodos e resultados de pesquisa pelas palestrantes, e momentos de discussão entre os participantes.

Temas principais:

Dia 1: 23/03; 09h-12h; Auditório do prédio 700, campus Uruguaiana/Unipampa

Memória e aspectos cognitivos relacionados ao envelhecimento e doenças neurodegenerativas/Memory, aging and neurodegenerative diseases – Profa. Pâmela Mello-Carpes (Universidade Federal do Pampa, Brasil)

Dia 2: 24/03; 09h-12h; Auditório do prédio 700, campus Uruguaiana/Unipampa

Papel do estresse oxidativo e migração neuronal na doença de Alzheimer/ Oxidative stress on Alzheimer disease – Profa. Ana Lloret (Universidade de Valência, Espanha)

Dia 3: 25/03; 09h-12h; Salão de Atos, campus Uruguaiana/Unipampa

Avaliação da memória em ratos e camundongos/Memory evaluation on rats and mice – Profa. Pâmela Mello-Carpes (Universidade Federal do Pampa, Brasil)

Dia 4: 26/03; 09h-12h; Salão de Atos, campus Uruguaiana/Unipampa

Técnicas para avaliação das alterações do tecido cerebral relacionadas à doença de Alzheimer/Techniques to evaluate the brain tissue alterations in Alzheimer disease – Profa. Ana Lloret (Universidade de Valência, Espanha)

Inscrições

Inscrições encerradas! A lista de selecionados para o curso pode ser conferida aqui.

Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana

Apoio financeiro