Projetos de pesquisa EM ANDAMENTO:
Coordenadora: Pâmela Billig Mello-Carpes
- PROJETOS DE PESQUISA
EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL
Projetos de Pesquisa de Mestrado
1.1 Título: A Novidade Como Estratégia Para a Modulação de Déficits de Memória Induzidos Pelo Estresse no Início da Vida
- Pós-Graduando responsável: Ft. Pedro Luiz Erves Ribeiro
- Linha de Pesquisa: Impactos da privação de cuidados no início da vida.
- Resumo: Este estudo investiga se a exposição à novidade pode atenuar os déficits de memória causados pela privação maternal (PM), um evento estressor precoce relacionado com o conceito de adversidades no início da vida, que já possui seus efeitos bem elucidados na literatura como, por exemplo, alterações no córtex pré-frontal, o hipocampo e o sistema dopaminérgico. Utilizando ratos Wistar machos e fêmeas serão avaliadas memórias de reconhecimento de objetos (RO) após intervenções farmacológicas e exposição à novidade. A atuação do sistema dopaminérgico será examinada por meio da modulação dopaminérgica, seguidas de testes comportamentais e análises bioquímicas. O projeto busca compreender os mecanismos neuroquímicos associados à plasticidade sináptica e à reconsolidação da memória, contribuindo para a área de Neurofisiologia e Comportamento.
1.2 Título: O exercício físico como modulador da neurogênese e da persistência de diferentes intensidades de memória de medo
- Pós-Graduanda Responsável: Ft. Gabriela Jaques Sigaran
- Linha de pesquisa: Neurobiologia da aprendizagem e da Memória.
- Resumo: O estudo tem como objetivo investigar os efeitos do exercício físico (EF) na neurogênese hipocampal em diferentes momentos, utilizando o modelo de memória de medo condicionado ao contexto (MCC) em roedores. Serão aplicadas duas intensidades de estímulo elétrico (0,3 mA e 0,7 mA) durante a aquisição do MCC, com o intuito de mimetizar memórias de medo de diferentes intensidades. O protocolo experimental inclui cinco dias de habituação na esteira, seguidos de um teste de trabalho máximo (VO₂) e, posteriormente, a realização de exercício físico contínuo durante 14 dias, iniciado 24 horas após o primeiro teste de MCC. A fim de investigar os mecanismos celulares associados à neurogênese, os animais receberão injeções de BrdU (5-bromo-2’-desoxiuridina) nos quatro primeiros dias de exercício. A persistência da memória será avaliada por meio de novos testes no MCC após 14 e 30 dias de EF. Os animais serão eutanasiados em três diferentes momentos: após 5, 14 e 30 dias de exercício físico para uma análise temporal dos efeitos do EF sobre a neurogênese. As análises serão conduzidas por imunohistoquímica com foco na marcação de BrdU no hipocampo, região cerebral associada à memória. Com isso, espera-se compreender melhor de que forma o exercício físico pode modular a neurogênese ao longo do tempo e como isso se relaciona com a persistência da memória de medo.
Projetos de Pesquisa de Doutorado
1.3 Título: Sinalizadores hipocampais envolvidos nos efeitos modulatórios da novidade sobre a persistência da memória de reconhecimento reconsolidada
- Pós-Graduanda Responsável: Ms. Ana Carolina de Souza da Rosa
- Linha de pesquisa: Neurobiologia da aprendizagem e da Memória.
- Resumo: Este projeto tem o objetivo de investigar como a exposição a uma novidade, após a reativação de uma memória já consolidada, pode fortalecer a memória de reconhecimento de objetos por meio do processo de reconsolidação. Sabemos que essa novidade ativa mecanismos de plasticidade sináptica, como a Potenciação de Longo Prazo (LTP), envolvendo moléculas como glutamato, receptores AMPA e NMDA, além de sinalizadores como CaMKII e BDNF/TrkB. Nosso objetivo é analisar o papel dos receptores TrkB, Canais de Cálcio L e CaMKII no hipocampo na persistência da memória reconsolidada pela exposição à novidade. Para isso, utilizaremos a tarefa de reconhecimento de objetos (RO), com exposição à novidade e infusão de moduladores moleculares. Esperamos compreender como esses mecanismos estão envolvidos na manutenção da memória por meio da novidade.
1.4 Título: Efeitos do chá verde (Camelia sinensis) sobre a memória, parâmetros bioquímicos e de neuroplasticidade da mãe e da prole submetida à separação
- Pós-Graduanda Responsável: Ms. Gabriela Cristiane Mendes Gomes
- Linha de pesquisa: Impactos da privação de cuidados no início da vida.
- Resumo: A gestação e os primeiros anos de vida compreendem uma janela de tempo crítica no desenvolvimento do cérebro, estando vulnerável a fatores como o estresse. A separação maternal (SM) é um modelo utilizado para investigar os impactos do estresse neonatal, revelando distúrbios cognitivos, neuroquímicos e comportamentais não apenas na prole, mas também na mãe. A Camelia sinensis, conhecida popularmente como chá verde (CV), é uma bebida popular que apresenta propriedades farmacológicas como a neuroproteção, evidenciando um potencial frente a disfunções cognitivas, mas pouco se sabe acerca de seus efeitos na SM na literatura. Nosso objetivo é investigar os efeitos do CV consumido na gestação e/ou lactação, na memória, parâmetros bioquímicos, inflamatórios e de neuroplasticidade em ratas e suas proles submetidas à SM. Para isso, será determinada a dosagem de CV, em concordância com a Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD). As mães receberão administração do CV durante a gestação e/ou lactação. As mães e as proles serão inicialmente divididas em Controle e SM. Metade das ninhadas será submetida à SM, com retirada da mãe da caixa moradia 3 horas/dia durante os 10 primeiros dias de vida. Para avaliar a memória de reconhecimento, a tarefa de RO será realizada nas mães. Nas proles, além da memória de RO será avaliada a memória aversiva, utilizando a tarefa de esquiva inibitória (EI) na adolescência e na idade adulta. Após os testes comportamentais, os animais serão eutanasiados e destinados a testes bioquímicos para avaliação de: marcadores gerais de toxicidade em soro; modulação da memória com a ingesta do CV na atividade sináptica da sinalização BDNF/TrkB/PKC no hipocampo, e resposta inflamatória hipocampal, por meio de imunohistoquímica. Espera-se demonstrar os efeitos do consumo materno de CV, sobre a memória, parâmetros bioquímicos e de neuroplasticidade hipocampais em ratos submetidos à SM.
Projetos de Pesquisa de Pós-Doutorado
- Título:
- Pós-Doc Responsável: Drª. Karine Ramires Lima
- Linha de pesquisa: Neurobiologia da Aprendizagem e da Memória.
- Resumo:
- TEXTO
1.6 Título: Modulação da persistência na memória pelo chá verde (Camellia sinensis) através do modulação da sinalização de PKC/MAPK/P38/ERK-1/JNK
- Pós-Doc Responsável: Drª. Anne Suély Pinto Savall
- Linha de pesquisa: Neurobiologia da aprendizagem e da Memória.
- Resumo: A consolidação e a persistência da memória envolvem complexas interações neurais e moleculares mediadas por diversas cascatas de sinalização. Fármacos e outras moléculas ainda estão sendo explorados para melhorar o tratamento de doenças que afetam a memória. Neste contexto, o chá verde (Camellia sinensis), tem sido conhecido por suas propriedades antioxidantes e neuroprotetoras torna-se de interesse crescente. Estudos anteriores realizados por nosso grupo corroboram esses efeitos. O presente estudo visa investigar o potencial do chá verde em modular a persistência da memória e os mecanismos pelos quais o chá verde (Camellia sinensis) poderia ter estes efeitos, focando nas vias de sinalização PKC/MAPK/P38/ERK-1/JNK.
2. PROJETOS DE INOVAÇÃO
Projetos de Pesquisa de Mestrado
2.1 Título: Impacto do uso de sensores para coleta de dados biológicos reais em aulas práticas de Fisiologia Humana na aprendizagem de futuros profissionais da saúde
- Pós-Graduanda responsável: Ft. Marisele dos Santos Soares
- Linha de Pesquisa: Inovação
- Resumo: O ensino de Fisiologia Humana é essencial para formação de profissionais da área da saúde. Contudo, observa-se pouca inovação pedagógica nesta área. Neste contexto, o objetivo deste estudo é avaliar os efeitos do uso de sensores para coleta de dados reais em aulas práticas de Fisiologia Humana no ensino e aprendizagem de estudantes da saúde. O estudo será realizado com estudantes matriculados nos componentes curriculares de Fisiologia Humana I e II dos cursos de graduação em Enfermagem e Fisioterapia, os quais terão aulas expositivas dialogadas dos conteúdos de Fisiologia Humana, e realizarão aulas práticas utilizando os sensores da Lt/ADInstruments; imediatamente após a aula teórica e prática, os estudantes responderão um questionário contendo uma questão de percepção de ansiedade, dez questões acerca do conteúdo para fins de avaliação da aprendizagem e duas questões de percepção de aprendizagem. Ao final do semestre, os estudantes responderão um questionário sobre sua percepção geral quanto ao uso da Plataforma e dos Sensores da Lt/ADInstruments no ensino de Fisiologia Humana. Espera-se que o uso do software Lt associado a sensores para coleta de dados biológicos tenha um impacto positivo na aprendizagem dos estudantes, melhorando sua percepção de aprendizagem, garantindo mais segurança em relação ao aprendizado (reduzindo a ansiedade pré-teste), e, consequentemente melhorando o desempenho acadêmico dos estudantes de Fisiologia Humana.
2.2 Título:
- Pós-Graduanda responsável: Ft. Larissa de Almeida Dias
- Linha de Pesquisa: Inovação
- Resumo:
Projetos de Pesquisa de Doutorado
2.3 Título:
- Pós-Graduanda responsável: Ms. Ana Luiza Trombini Tadielo
- Linha de Pesquisa: Inovação
- Resumo:
