Cursos de Extensão | Grupo de Pesquisa em Fisiologia

Cursos de Extensão

Cursos com OFERTA ANUAL REGULAR:

Curso de Formação Continuada em Neurociência Aplicada à Educação 

Período: Desde 2013 já foram realizadas 6 edições

Apoio financeiro: Edital FC 2014; Novos Talentos CAPES 2013-2015; PROEXT/MEC; British Council/Newton Fund; PROEXT/UNIPAMPA.

 

Cursos ENCERRADOS:

Curso de Readação científica com Gilson Volpato

Período: Dezembro de 2014.

Realiação: GNAp, GPFis e PPGBioq.

 

Uso de TICs e experimentação para difusão da Fisiologia no contexto escolar

Período: Julho a agosto de 2014.

Apoio financeiro: Novos Talentos CAPES 2013-2015.

 

Curso neuroquímica jpg (2)

Bases Neuroquímicas do Exercício

Período: maio e junho de 2014.

Curso de Formação Continuada em Neurociência Aplicada à Educação 

Período: Setembro a novembro de 2013.

Apoio financeiro: Edital FC 2013; Novos Talentos CAPES 2013-2015.

Confira aqui as fotos desta edição do curso!

 

PROEXT Fisiologia: “Uso de TICs para difusão da fisiologia no contexto escolar e comunitário

O programa de extensão PROEXT Fisiologia: “Uso de TICs para difusão da fisiologia no contexto escolar e comunitário” iniciou em 2012 com o apoio financeiro do Edital PROEXT/MEC 2011, e tem o objetivo de desenvolver ações que busquem ampliar a difusão da fisiologia através do uso de tecnologias de informação e comunicação em escolas públicas da cidade da Uruguaiana. Será realizado um diagnóstico, procurando conhecer a realidade das escolas e preparação dos docentes e discentes para utilização de tecnologias de informação e comunicação. A  etapa seguinte envolverá a capacitação dos docentes em fisiologia humana, através do uso de experimentação científica. Por fim, será realizado um seminário de compartilhamento de experiências. Espera-se que estas ações promovam a inserção da fisiologia no contexto escolar e, simultaneamente, promovam inclusão social e acesso a tecnologias de informação e comunicação no contexto escolar e comunitário.

Cronograma:

Janeiro-Fevereiro – Organização

Março – divulgação do programa SEMED, CRE e escolas públicas

Abril – inscrições dos docentes

Maio – entrevistas com docentes inscritos

Junho e Julho – etapa  de capacitação dos professores para utilização de TICs no ensino e da plataforma Moodle.

Agosto, setembro e outubro – As etapas seguintes tem por objetivo apresentar e inserir a fisiologia humana no contexto escolar. A previsão de datas para os encontros presenciais desta etapa é a seguinte :

Etapa 01: Encontro introdutório presencial: Apresentação da equipe, da programação e explanações básicas sobre o andamento das atividades – 06/08

Etapa 02: Inserção das ciências no currículo escolar07/08  e 17/08

Etapa 03: Presença da fisiologia no cotidiano escolar e sua importância – 14/08

Etapa 04: Vivenciando fisiologia, ciências e experimentação – desmitificando conceitos científicos

4.1 Fisiologia celular – 21/08

4.2 Neurofisiologia – 27/08

4.3 Fisiologia muscular – 10/09

4.4 Fisiologia cardiovascular – 18/09

4.5 Fisiologia respiratória – 25/09

4.6 Fisiologia digestória – 02/10

4.7 Fisiologia urinária – 09/10

4.8 Fisiologia endócrina – 23/10

4.9 Fisiologia do exercício e biomecânica – 30/10

Novembro e dezembro – Entrevista com docentes participantes e Seminário de compartilhamento de experiências.

Contato: capacitacaodocentes.gpfis@gmail.com

Apoio financeiro: PROEXT/MEC 2o11; PROFEXT 03/2012.

Projeto encerrado

Vídeo relato do projeto