Participação do HECO no INCT NAMITEC

Em 2011, a UNIPAMPA agregou-se ao grupo de trabalho do INCT NAMITEC, composto pela EMBRAPA e UFRGS, na área de monitoramento animal e ambiência, com a proposta de estudar e propor soluções, do ponto de vista computacional, para o problema do abigeato, notadamente uma questão regional.

A EMBRAPA Pecuária, sediada em Bagé, já vem trabalhando com rastreamento há algum tempo, mas no intuito do que já foi citado, para controle sanitário. É de grande interesse de pecuaristas e veterinários que se tenha um melhor e mais eficiente acompanhamento do rebanho.

A UFRGS, por meio de um grupo do Departamento de Engenharia Elétrica, vem desenvolvendo hardware e software de sensores, e tem buscado instituições parceiras para validação das funcionalidades dos protótipos, o que inclui trabalhos complementares como um sistema de localização com base na triangulação de sensores, desenvolvido por um aluno
de TCC, atualmente em fase de testes e aprimoramento.

No exposto cenário de trabalho cooperativo baseado em objetivos complementares, a UNIPAMPA tem a tarefa de testar os protótipos de sensores e softwares embarcados dispostos pela UFRGS e utilizá-los para o rastreamento animal, para tal serão necessárias alterações tanto de hardware como de softwares dos sensores adequando-os para o monitoramento de animais.

Atualmente, participam do projeto pela UNIPAMPA docentes e discentes ligados ao grupo HECO: o Prof. Leonardo Pinho, como líder da subárea A1-6 de Monitoramento e Rastreamento Animal (ambiência), o Prof. Érico Amaral, como colaborador técnico na área de redes de sensores sem fio, a aluna formanda Patrícia Domingues, que desenvolve seu TCC na área e o aluno Moisés Deangelo, bolsista de IC/CNPq apoiado pelo INCT NAMITEC. Para operacionalização das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação do grupo, recursos extras estão sendo pleiteados em editais internos e externos de fomento (FAPERGS/PqG; UNIPAMPA/FAPERGS PROBITI e UNIPAMPA/GP).