Em um mundo globalizado e conectado por redes, a segurança dos dados que trafegam por essas conexões, cada vez mais, torna-se uma prioridade por parte de organizações de diferentes segmentos. Mais do que simplesmente dados, a informação, no atual contexto, é também um patrimônio de uma instituição.
Diante desse panorama, o Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) está desenvolvendo melhorias na segurança de acesso a serviços institucionais da Universidade. A primeira iniciativa do NTIC nessa questão é a utilização do protocolo https e com certificado válido em nome da Universidade. Segundo o Coordenador de Segurança em Tecnologia da Informação do NTIC, Fernando Della Flora, o órgão trabalha desde 2010 em alternativas para o uso do chamado Secure Socket Layer (SSL). Neste ano, foi feita a aquisição do certificado e se iniciou a implantação do projeto de aprimoramento da segurança. Para o coordenador, essa medida é vital para garantir o sigilo das informações em tráfego nas redes da UNIPAMPA.
– Teremos melhorias na questão da troca de dados entre o usuário e o servidor web, local onde os serviços estão hospedados. Com o uso do certificado SSL, essa transação é criptografada, garantindo o sigilo durante esse processo – explica.
O aperfeiçoamento da seguridade de acesso poderá ser verificado no próprio navegador. Ao lado da barra de URL, estará um cadeado verde, característico do uso de um certificado válido. O usuário poderá clicar nesse ícone para conferir a validade e autenticidade do certificado.
O NTIC trabalha, ainda, em uma mudança no padrão de senhas dos usuários cadastrados, que, atualmente, é composta apenas por números. O novo formato terá caractere alfanumérico, e contará com letras, números e caracteres especiais. As senhas terão prazo de validade, deverão ser modificadas de tempos em tempos, e serão aceitas, somente, se tiverem o tipo de complexidade considerado forte pelo sistema.
O novo sistema de senhas está em fase final de testes e a previsão é de que entre em operação a partir de fevereiro de 2014. De acordo com o NTIC, caso essa estimativa confirme-se, a partir do dia 1º de fevereiro os usuários terão o prazo de 60 dias para alterarem suas senhas antigas e cadastrarem uma com o novo padrão. A validade das senhas será de 180 dias e, caso o usuário não a atualize, seu acesso será bloqueado. Em caso de bloqueio, o resgate da senha poderá ser feito através do Painel de Serviços.