Na última reunião ordinária do Conselho Universitário (CONSUNI) em maio, foi aprovado o Programa de Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Pampa. A Resolução 72 que trata do programa vem substituir o Modelo Emergencial de Avaliação, Portaria 1.566/2011.
A Comissão Especial de Avaliação responsável pela sua elaboração trabalhou durante dois anos no desenvolvimento da metodologia de avaliação, observando as normativas que tratam sobre o desempenho do servidor no serviço público federal e os fins institucionais, e contou com o assessoramento técnico da Divisão de Avaliação do Trabalho da Pró-reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação (PROPLAN) da Universidade.
Conforme o programa, a nova avaliação será composta por dois eixos avaliativos: Avaliação de Desenvolvimento para Progressão, com objetivo de avaliar o desempenho dos servidores e aferir mérito para progressão, e Avaliação de Desempenho para Desenvolvimento, com objetivo de fornecer indicadores que subsidiem o planejamento estratégico, plano de capacitação, dimensionamento de pessoal, entre outros. Além disso, ele prevê a oportunidade de o servidor organizar e propor as atividades que vai realizar em um Plano de Trabalho, organizando, dessa maneira, o seu trabalho diário na universidade.
Devido ao tempo necessário para implantação da nova metodologia, a Comissão previu no texto da resolução a seguinte redação:
Art. 24 Ficam convalidados os resultados das Avaliações de Desempenho realizadas através do Modelo Emergencial de Avaliação de que trata a Portaria UNIPAMPA nº 1.566/2011.
Confira o texto na íntegra nos links abaixo: