Universidade planeja ações de formação continuada para 2015

Um dos motivos para a instalação da Universidade Federal do Pampa na Metade Sul do estado é colaborar para o desenvolvimento regional, e apoiar a qualificação da Educação Básica é uma das principais iniciativas para cumprir esse objetivo. Nesse sentido, a UNIPAMPA tem desenvolvido ações de formação continuada para profissionais de escolas – professores, orientadores, supervisores, diretores, gestores, merendeiros – e servidores docentes e técnicos da UNIPAMPA podem participar das diferentes propostas de formação continuada na condição de coordenadores de projetos ou de formadores.

 

De acordo com a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Vera Medeiros, as ações de formação continuada para profissionais da Educação Básica são realizadas de duas formas: em atendimento a demandas do MEC e suas secretarias – Secretaria de Educação Básica (SEB) e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) – e a partir de iniciativas concebidas e planejadas pela própria instituição.

 

O planejamento e condução das atividades desse tipo são atribuições do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica (COMFOR), constituído em cumprimento à resolução lançada em 2001 pela Secretaria Executiva do MEC. O COMFOR busca analisar e acompanhar propostas e execução dos cursos oferecidos.

 

Planejamento deve começar em breve

 

No mês de junho, o Comitê Gestor iniciará o planejamento das ações para o ano de 2015 e realizará consulta aos servidores docentes e técnicos administrativos quanto aos cursos do catálogo MEC/ SEB e SECADI que poderão ser oferecidos.

 

A pró-reitora Vera adianta que uma consulta à comunidade sobre o interesse em oferecer cursos do catálogo da SEB/SECADI deve ocorrer a partir de junho deste ano.

 

Além disso, uma segunda seleção de professores para atuar no Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio como formadores da Universidade também está prevista para breve. A coordenadora geral do Pacto na UNIPAMPA, professora Claudete Martins, afirma que o período provável para o lançamento do edital é o mês de julho.

 

Atendimento a demandas

 

No grupo das ações demandadas pelo MEC, enquadram-se as atividades ligadas ao Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio e os cursos da SEB e SECADI. Essas ações normalmente recebem recursos vinculados aos programas originários, incluindo bolsas do FNDE para membros da equipe coordenadora, professores formadores e pesquisadores, tutores presenciais e a distância, além de outros valores de custeio.

 

Atualmente está em fase de conclusão o curso de aperfeiçoamento, modalidade semipresencial, “Docência em tempo integral”, realizado em Caçapava do Sul e coordenado pelo professor Pedro Dorneles. O outro curso de aperfeiçoamento em andamento é “Educação de jovens e adultos na diversidade”, com oferta de uma turma em Dom Pedrito e outra em Jaguarão e coordenado pela professora Cláudia Camerini.

 

 

Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio

 

As atividades relacionadas ao funcionamento do Pacto, coordenado na instituição pela professora Claudete Martins, incluem encontros de formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos da 10ª, 13ª, 19ª e 35ª Coordenadorias Regionais de Educação (CRE). Por meio deste programa, a UNIPAMPA promove ações de formação continuada que envolvem 22 municípios do Rio Grande do Sul e 2.198 docentes da Educação Básica.

PACTO GRUPO TODO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O próximo encontro do grupo, agendado para 09 e 10 de junho em Santana do Livramento, poderá contar com a presença da consultora técnica do MEC e da UNESCO Maria Madselva Ferreira Seiges. A consultora vem acompanhar e monitorar o andamento do programa no estado, considerando o êxito do trabalho que está sendo realizado.

 

A duração do curso é de um ano, totalizando duzentas horas de formação. Os conteúdos trabalhados em cada etapa do curso foram organizados em material didático composto por Cadernos Temáticos elaborados por Universidades parceiras do Programa de Formação Continuada de professores do Ensino Médio. Neste contexto, a Universidade Federal do Pampa aderiu ao Programa e está atualmente desenvolvendo suas ações formativas a partir dos seguintes princípios formativos: valorização dos saberes e práticas dos professores; pesquisa como princípio pedagógico; reflexão na e sobre a prática docente e trabalho colaborativo.

 

Os docentes que se interessam pela proposta podem obter mais informações sobre o funcionamento do Pacto por meio da Resolução nº 51, que estabelece o programa e reúne todas as principais informações a respeito. Outros canais de informações úteis são o site da PROEXT e o e-mail da coordenação institucional do Pacto: pactounipampa@gmail.com.

 

 

Ações institucionais

 

A UNIPAMPA também conduz iniciativas próprias de formação continuada, entre as quais está o Programa Institucional de Formação Continuada, criado e conduzido pela PROEXT. Editais com esse fim específico são lançados anualmente desde 2011, e docentes e técnicos administrativos podem participar propondo cursos, oficinas, palestras dirigidos a professores da Educação Básica, com acesso a recursos da Universidade para realização das atividades. Os editais anteriores podem ser consultados no site da PROEXT.

 

Outra linha de ação está na proposição de cursos de especialização voltados prioritariamente para docentes da Educação Básica. O primeiro edital do tipo na instituição foi lançado no final de 2013 pela Pró-reitoria de Pós-Graduação (PROPG) em conjunto com o Comitê gestor. O edital anterior está publicado neste link.